Depois de passar uma campanha sem conseguir debater com seu principal opositor, o atual governador Márcio França é derrotado
Com 51,77% dos votos válidos, o tucano João Doria foi eleito no último, domingo, 28/10, Governador do Estado de São Paulo e será o responsável pelo sétimo governo tucano à frente do Palácio dos Bandeirantes, a partir do dia primeiro de janeiro de 2019.
Doria venceu o socialista Márcio França, atual governador e vice de Geraldo Alckmin, que disputou a Presidência da República, conseguindo atingir pouco mais de 4% das intenções de votos.
Após a totalização dos votos, Doria agradeceu ao seu vice, deputado Rodrigo Garcia, lideranças dos partidos de sua coligação e à militância do PSDB, ressaltando por duas vezes a liderança do presidente estadual do PSDB-SP, deputado Pedro Tobias.
O governador eleito disse ainda esperar que o fim das eleições unifiquem o país e apregoou a necessidade de um governo de unificação, em Brasília e em São Paulo. “Nós temos que pacificar o Brasil. Não podemos de forma alguma iniciar o ano com o Brasil dividido. Vamos governar para todos os brasileiros de São Paulo. Todos são absolutamente iguais e serão tratados da mesma maneira, com a mesma dedicação e esforço do nosso governo”, discursou.
As pesquisas indicavam desde o início a superioridade em relação ao seu principal adversário, sempre acima da casa dos 4%, o que prevaleceu até o final, quando venceu por mais de 700 mil votos seu adversário, ou equivalente a 3,5% das intenções de votos válidos.
No Grande ABC
O divisor nas eleições também aconteceu no principal reduto petista do Estado de São Paulo, o Grande ABC, onde o atual governador Márcio França, ganhou com seu partido socialista em cinco das sete cidades, isso com a ajuda dos partidos de esquerda, que viram a oportunidade de apoiar França em um reduto totalmente petista.
São Bernardo foi o caso em que Márcio França do PSB, ganhou de Doria por causa da força petista ainda enraizada na política local, ou melhor, berço do petismo na região, com pequena margem de vantagem, seguida por Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Enquanto que em Santo André e São Caetano, João Doria do PSDB venceu por 54,5% a 45,5% e 63% a 37 – respectivamente.