Projeto Naveganças é apresentado em São Bernardo

O Grupo Esparrama que ganhou a simpatia dos paulistanos por realizar apresentações de teatro na janela de um apartamento em frente ao Minhocão (Elevado Presidente João Goulart) está comemorando cinco anos de trajetória, com diversas ações pelo Estado.

Agora, o público é convidado a conhecer o Projeto Naveganças que propõe uma reflexão a respeito do imaginário infantil sobre a cidade e o espaço urbano.

Nos próximos dias, o grupo realizará três ações gratuitas na cidade de São Bernardo: uma formação de mediação para professores e agentes culturais no dia 5/11, a temporada da exposição Navegar: uma Expedição por Imaginários, aberta a visitação de 5 a 11/11 e, também, a apresentação do espetáculo Navegar, neste sábado (3), às 15h. Todas as ações serão realizadas no Parque Chácara Silvestre, que fica na Av. Wallace Simonsen, 1800 – bairro Nova Petrópolis.

Na exposição, o público poderá conferir as obras das crianças, dos artistas convidados (a fotógrafa Sissy Eiko, a ilustradora Marina Faria e o poeta Daniel Viana) e do próprio Grupo Esparrama, que foram criadas a partir de um processo de escutas com três grupos diferentes de crianças da cidade de São Paulo. Já no espetáculo Navegar, que também é resultado dessas escutas, o Esparrama propõe uma interação profunda com a plateia, convidando crianças para pintar as bandeiras que formam a vela do navio das personagens do espetáculo, além de deixar um microfone aberto para as crianças que queiram se expressar.

A história do espetáculo gira em torno de Nina e Samuel, duas crianças que se encontram durante suas viagens pela cidade com seu barco imaginário. Enquanto eles compartilham as histórias de suas navegações, descobrem que a cidade foi dominada por Gatão (um misterioso gato que acha que é dono de tudo). Juntos com seus amigos pássaros, às crianças lutam para tentar libertar a cidade das garras desse gatuno.

Com o projeto Naveganças, o grupo pretende chamar a atenção do público para a necessidade de pensar coexistência das crianças no espaço público e para pensamento da cidade como potencial educativo.