Mais de 5.300 alunos realizaram a Prova São Caetano Digital

A Secretaria de Educação de São Caetano realizou mais uma edição da Prova São Caetano (avaliação de desempenho aplicada todos os anos na rede municipal de ensino) em formato digital, a exemplo do que já ocorreu em maio. No total, 5.365 estudantes, do quarto, quinto, oitavo e nono anos, das 20 unidades de Ensino Fundamental de São Caetano do Sul, foram avaliados em seus conhecimentos de Português, Matemática e Ciências.

A prova foi realizada em tablets, online, graças ao novo link de internet de fibra ótica que o poder público municipal implantou, por meio da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), em todos os prédios públicos, incluindo as unidades escolares. “Em maio deste ano, fomos a primeira cidade do país a fazer uma avaliação em larga escala de forma totalmente digital. E, agora, voltamos a utilizar o recurso tecnológico com mais experiência, empregando a tecnologia no aprimoramento do ensino”, disse a secretária de Educação, Janice Paulino César.

A professora Érika Fernandes Ramos de Souza, diretora da Escola Municipal do Ensino Fundamental 28 de Julho, destacou que o recurso tecnológico motiva mais os alunos e agiliza a obtenção de resultados que são fundamentais para o diagnóstico da qualidade de ensino da rede.

As avaliações foram elaboradas pelos formadores do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns (Cecape), sob supervisão do diretor, professor Paulo Sérgio Garcia. O suporte em tecnologia, por meio da Plataforma Educacional Google, esteve sob a coordenação do professor Luiz Antonio Franco da Cruz, diretor do Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Digital.

A realização da Prova São Caetano com a ferramenta digital representa não apenas ganho de tempo, mas também de recursos: só em papel, a Secretaria de Educação deixará de usar, em cálculo subestimado, 100 mil folhas de papel sulfite.