Aos sete anos, alunos da rede estadual devem ter domínio sobre escrita alfabética e competências do discurso oral e escrito
O Estado de São Paulo registrou desempenho acima da média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com 6,5 (a meta era de 6,1). Vale destacar que o indicador foi criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.
De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, as crianças matriculadas em unidades da rede devem, aos sete anos, ter domínio sobre a escrita alfabética e competências do discurso oral e escrito.
A meta de alfabetização é uma das prioridades da pasta voltadas à Educação Básica, algo pioneiro no Brasil. No restante do País, os oito anos de idade são o padrão para que as crianças aprendam a ler e escrever. Com as ações propostas pela Secretaria, o objetivo já é realidade.
Iniciativas
Os resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) já apontam que 95% dos alunos com sete anos matriculados na rede dominam a leitura e a escrita.
“A secretaria baseia grande parte das ações de trabalho, nos anos iniciais, em duas grandes frentes: o programa ‘Ler e Escrever’ e o projeto ‘Educação Matemática nos Anos Iniciais’. Assim, o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática integram um tripé de iniciativas tomadas como prioritárias”, ressalta a diretora do Centro de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, da Secretaria da Educação, Sonia de Gouveia Jorge.
Segundo a diretora, o tripé permanece estruturado nos materiais de apoio ao currículo oficial e ao apoio as aprendizagens de todos os alunos do 1º ao 5º ano; na formação continuada dos profissionais que atuam nos anos iniciais do ensino; e no acompanhamento formativo realizado pelas equipes das Diretorias de Ensino nas escolas da rede.
“É fundamental olhar para cada região e perceber as especificidades. Desse modo, devemos celebrar os avanços e reconhecer todos os profissionais que se esforçaram para alcançá-los”, salienta o secretário de Estado da Educação, João Cury.
O Ideb é divulgado a cada dois anos e fornece um panorama do nível de qualidade dos ensinos Fundamental 1 (1º ao 5º ano, anos iniciais) e 2 (6º ao 9º ano, anos finais), além do Médio (3º série). Os resultados variam em uma escala de 0 a 10. Assim, quanto mais alto o número, melhor o desempenho.