Quem passar o feriado prolongado de seis dias em Mauá durante as celebrações da Proclamação da República nesta quinta-feira (15) e do Dia da Consciência Negra na terça-feira (20), poderá aproveitar diversas atrações culturais pela cidade. Boa parte dos eventos é alusiva às tradições afrodescendentes, embora também haja apresentações musicais no Teatro Municipal, região central, e na Casa do Hip Hop, no Jardim Rosina.
Nesta quinta-feira, às 19h, o Teatro Municipal recebe o grupo artístico Karimã Flix, que vem de um estúdio de música homônimo, no Jardim Santa Lídia, em Mauá. O espetáculo musical será composto por 60 pessoas, de faixa etária de 3 anos até integrantes da terceira idade, com coreografias baseadas em séries do serviço de streaming da Netflix. As bilheterias abrem uma hora antes do espetáculo, no mesmo local, ao valor de R$ 20.
Dando o pontapé no fim de semana, às vésperas do Dia da Consciência Negra, o Teatro Municipal também será sede, às 14h de sábado (17), do Desfile Afro Fan Beleza Negra 2018. O evento traz ao público cultura, entretenimento e lazer com muita música, dança, apresentações de capoeira e arte, comidas típicas e a Feira Afro, tudo com entrada gratuita aos visitantes.
No domingo (18) de feriadão, às 19h, a Casa do Hip Hop de Mauá – Rua David Boscariol, 112 – recebe a Feira Afro Cultural e Batizado de Capoeira, em celebração ao Dia da Consciência Negra. A apresentação da arte marcial será organizada pela A.D.C.C. (Associação Desportiva e Cultural de Capoeira) Filhos de Ghandi, com a participação do mestre capoeirista Gildásio Pereira de Oliveira. Também haverá uma exposição de artesanato e roda de conversa.
No Dia da Consciência Negra, às 10h, Mauá celebra a XII Marcha para Zumbi dos Palmares, símbolo de igualdade e contra o preconceito racial. Organizado pela A.D.C.C. Filhos de Ghandi, em parceria com o governo municipal, na Praça XXII de Novembro, região central da cidade, com representantes do movimento negro, em um momento reflexivo e que marca a luta por uma sociedade mais justa e sem barreiras entre as pessoas de diversas etnias e raças.