Qualisaúde entrega novo serviço especializado em região de fácil acesso

Localizado na região central, Centro Médico de Especialidades conta com 14 consultórios e atenderá em áreas como pneumologia e endocrinologia, além de contar com serviços pediátricos

Os moradores de Santo André ganharam na última semana mais um equipamento de saúde concluído por meio do programa Qualisaúde. O novo Centro Médico de Especialidades, localizado no Centro, atenderá pacientes previamente agendados. O espaço foi equipado com totem de senhas e possui duas salas de espera, 14 consultórios, farmácia, sala de procedimentos, seis pontos de atendimento na recepção, além de brinquedoteca e padrão visual moderno.

O novo equipamento fica na rua Xavier de Toledo e receberá as demandas de todo o município nas áreas de dermatologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, pneumologia e gastroenterologia adulto e infantil. No local, também serão feitos os atendimentos exclusivos pediátricos de hematologia, nefrologia, neurologia, nutrologia e reumatologia.

A aposentada Terezinha Guarasho, de 80 anos, foi uma das primeiras usuárias da rede a conferir a novidade. Com o celular na mão, registrando cada detalhe para depois mostrar para a filha, a moradora do bairro Homero Thon comemorou a entrega. “Eu nunca tinha visto um espaço tão bonito, com muitas cadeiras. Está aprovado”.

A decisão de reconfigurar a distribuição dos serviços na cidade foi explicada pelo secretário da Saúde, Márcio Chaves. “Identificamos alguns gargalos no serviço e fizemos uma nova engenharia de fluxo. É um engano pensar que as pessoas atendidas na Vila Vitória são apenas aquelas que moram na Vila Luzita ou que o Centro de Especialidades II atendia apenas as pessoas do 2º subdistrito, a Atenção Especializada precisa estar distribuída para atender toda a cidade, ou seja, em uma localização de fácil acesso”.

A reestruturação não se restringiu à parte física do novo serviço. A oferta de consultas das especialidades, que em outro endereço era de 4 mil atendimentos mensais, vai para 7 mil agendamentos por mês, um salto de 75% na capacidade de atendimento.

“No começo muita gente duvidou desse programa, mas não dá pra ter um resultado diferente sem mudar o jeito de fazer as coisas. Nunca se tratou sobre reformar unidades, nós sempre quisemos dar um novo padrão para a saúde pública andreense. Isso inclui modernizar os atendimentos, aumentar nossa capacidade, dar uma resposta mais rápida ao nosso munícipe. E antes mesmo de chegar à metade desta gestão já estamos recebendo o retorno positivo dos usuários, que estão vendo a melhora nos locais que foram reinaugurados”, disse o prefeito Serra.