Mauá: um município progressista

O município de Mauá, foi fundado em 1954 e pertence à região metropolitana de São Paulo, mais precisamente ao Grande ABC. A formação do município remete aos séculos XVII e XVIII e está ligada às fazendas do entorno da Capela de Nossa Senhora do Pilar. O progresso local teve início com a implantação da estrada de ferro São Paulo Railway, em 1867.

Mauá é conhecida como “Capital da Louça e da Cerâmica” em razão da grande importância dessa atividade para o desenvolvimento do local. Entretanto outros setores desempenham hoje um relevante papel na economia local, como o de metalurgia, o de materiais elétricos, o de logística, o de indústrias químicas e o setor petroquímico.

Entre as empresas que possuem sede ou filial em Mauá, estão a ALCAN, do segmento de alumínio; a Tintas Coral, do setor de pigmentos; a COFAP, da área de metalurgia e peças automotivas; a Brastemp, do ramo de componentes para eletrodomésticos; a Grecco Transportes, do setor de logística; a Porcelana Schmidt, do segmento de porcelanas de mesa; a Vitopel, da área de resinas petrolíferas para fabricação de papel e celulose; e a Bandeirante Química e da Brasken do setor de derivados de petróleo.

Sertãozinho e Capuava são considerados os dois polos industriais mais bem desenvolvidos de Mauá. Já a área que abrange a refinaria da Petrobrás é vista como o maior polo petroquímico da região. E para impulsionar ainda mais o crescimento industrial do município, o poder público tem investido bastante na ampliação da malha viária da cidade, o que inclui obras como o Rodoanel e o prolongamento da Av. Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores.

Como tudo aconteceu

A primeira expedição de Bandeirantes a avançar para o interior do continente brasileiro em meados do Século XVI, a qual saiu de São Vicente e chegou até as tribos indígenas de Piratininga, na confluência dos rios Tamanduateí, Anhangabaú e Tietê, o percurso utilizado foi o Caminho do Peabiru: mais exatamente, a Trilha dos Tupiniquins, a qual atravessava o território da atual Mauá, em um traçado ancestral e muito próximo da atual Av. Barão de Mauá. João Ramalho, o qual fundou a Vila de Santo André original em 1553, tomou posse de muitas terras que hoje fazem parte do território mauaense.

No Século XVIII, a região era conhecida como Cassaquera, um nome indígena que significa “Cercados Velhos” ou “Cercado dos Velhos”. Mais tarde, a antiga Trilha dos Tupiniquins tornou-se o Caminho do Pilar, uma vez que levava até a Capela Nossa Senhora do Pilar, fundada em 1714, localizada onde hoje fica Ribeirão Pires. Do nome da estrada, surgiu a nova denominação local: Pilar.

Apesar de haver alguns moradores na região, só houve progresso local relevante a partir da construção, por parte da São Paulo Railway, da Ferrovia Santos-Jundiaí, a qual foi inaugurada em 1867. Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, mais tarde elevado a Visconde de Mauá, grande empreendedor no comando desse projeto ferroviário, que chegou a ter grandes propriedades na região, adquirindo a Fazenda Bocaina do capitão João José Barboza Ortiz. O crescimento da agora Vila do Pilar levou a São Paulo Railway a inaugurar a estação de trem Pilar em 1º de abril de 1883. Um núcleo populacional surgiu e cresceu em volta da estação pelas décadas seguintes.

Em 1926, a estação ferroviária teve o nome alterado em homenagem ao ilustre empreendedor e construtor da ferrovia. Assim, o então bairro de Pilar, pertencente ao município de São Bernardo do Campo, foi mudado para Mauá. Com o Decreto-lei Estadual nº 6 780, de 18 de outubro de 1934, Mauá foi elevada a distrito, ainda pertencente a São Bernardo. Com o Decreto-lei Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, foi recriado o município de Santo André, passando o distrito de Mauá a pertencer ao novo município.

O distrito cresceu, mas boa parte da população considerava o local quase abandonado pela Prefeitura de Santo André. Surgiu, assim, a partir de 1943, o Movimento Emancipacionista, liderado por Egmont Fink.

Em 22 de novembro de 1953, foi realizado um plebiscito com os moradores locais para que eles escolhessem pela emancipação local ou não. A maioria votou a favor, e a Lei Estadual nº 2 456, de 30 de dezembro de 1953, decretou a emancipação e surgimento do Município de Mauá. A instalação de fato do novo município e administração autônoma se deu a partir de 1º de janeiro de 1954. Os vereadores, no entanto, decidiram, por votação na Câmara Municipal, que a Data Magna da cidade seria 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, padroeira da cidade, e Dia da Justiça.