Moda produzida com material reciclável por crianças de escolas públicas de Santo André e de Mauá. Esse é o conteúdo da nova exposição da Sabina Escola Parque do Conhecimento, “O Mundo de Tludi: Bem-vindos ao planeta Terra”, que tem abertura neste sábado (8), às 11h30. Na abertura da exposição, haverá apresentação de dança contemporânea que terá como figurino as roupas idealizadas e confeccionadas pelas crianças. A ação é fruto de uma parceria ente o espaço andreense de educação interativa, vinculado à Secretaria de Educação, e o Instituto Ecotece, do terceiro setor, que atua no segmento de moda sustentável.
A exposição é composta por cinco totens com roupas e acessórios criados durante as oficinas do programa batizado de Comunidade Ecofashion, que aconteceram em 15 escolas e instituições beneficentes de Santo André, alcançando um total de 416 crianças. Dentre elas estão três Emeiefs, que somam 190 crianças, além dos jovens do projeto social Locomotiva, que atua na capacitação musical das crianças e jovens, cujas oficinas foram realizadas dentro da Sabina. Em Mauá, participaram do programa 53 estudantes de duas escolas da cidade.
Nas escolas e instituições foram realizadas três oficinas com acompanhamento dos profissionais da Ecotece, onde os estudantes puderam criar as roupas enquanto aprendiam sobre sustentabilidade, reaproveitamento de material e meio ambiente. “Com o programa, os alunos foram estimulados a repensar hábitos de consumo e geração de lixo, além de aprender sobre a importância dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente e sobre os ecossistemas”, contou a coordenadora geral da Sabina Escola Parque, Éricka Springmann. Foram criados oito “looks”, mais os acessórios correspondentes, que representassem os ecossistemas do planeta Terra: neve, mares, deserto, floresta e cidade.
“A confecção de roupas com material reaproveitado é novidade para os nossos alunos. Eles já fizeram atividades com esse tipo de material, mas roupa nunca. Isso torna a atividade muito marcante pra eles, ainda mais pela possibilidade de verem a sua criação vestida em um bailarino e dentro de um espetáculo de dança. É uma experiência que dificilmente será esquecida”, frisou a assistente pedagógica da Emeief Professora Elaine Cena Chaves Maia, Denise Antunes Mansi.
A apresentação do espetáculo de dança acontecerá em dois horários, às 10h e as 14h, e está incluído no ingresso da Sabina, que dá direito ao passeio por toda a Escola Parque. O programa é realizado pelo Ecotece, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e pela Secretaria Estadual de Cultura, via PROAC. O espetáculo musical conta com patrocínio da Braskem, produção da Sereno e coreografia do Núcleo Tentáculo de Dança.