Sto. André lança Programa Operação Chuvas de Verão

Munícipes podem se cadastrar para receber alertas via WhatsApp e SMS; piscinão beneficiará cerca de 40 mil moradores do Jardim Irene, Parque João Ramalho e parte do bairro Guarará

Santo André lançou nesta semana o Programa Operação Chuvas de Verão 2018. A iniciativa, segue até 15 de abril de 2019, reforçando ações de acompanhamento e vigilância 24 horas para as chuvas da Defesa Civil. Neste ano, a operação conta com o envio de alertas via WhatsApp. O lançamento da operação ocorreu no novo piscinão do Jardim Irene, reservatório construído pelo Semasa para reter as águas do córrego André Magini e minimizar enchentes e alagamentos na região.

A partir do Programa Operação Chuvas de Verão, as equipes realizam acompanhamento e vigilância 24 horas para atuar em casos de enchentes, solapamentos de margens de córregos, movimentação e deslizamento de terra, abalos estruturais e quedas de árvores.

Antes do início do POCV, há um intenso trabalho de formação de núcleos comunitários de proteção, ações educativas, manutenção do sistema de drenagem urbana e monitoramento dos rios e córregos que cortam o município.

O prefeito Paulo Serra reforçou a importância dos serviços na prevenção dos impactos das chuvas.

WhatsApp e SMS – O sistema de alertas preventivos funciona baseado no monitoramento que é realizado pela Defesa Civil e os vários sistemas meteorológicos disponíveis. As mensagens incluem alertas de chuvas fortes, ventos, cuidados com raios, baixa umidade, baixas ou altas temperaturas, entre outras informações.

Interessados em receber os alertas devem mandar uma mensagem via SMS ou WhatsApp para o número (11) 99584-5372, informando o nome e o bairro onde moram e a frase “Quero receber o alerta de chuva”. O serviço é gratuito. É possível também se cadastrar pelo site http://smscadastroal ertadechuvasantoandre.blog spot.com/.