A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul chega ao fim de 2018 com ampliação de suas atividades, abertura de novos espaços, retomada de novos produtos e maior inserção em eventos estaduais e regionais. Fortalecendo assim, sua missão de preservar e salvaguardar a memória do município e de sua população. Mais do que isso, a instituição hoje é um equipamento cultural de extrema relevância para a cidade.
No total foram realizadas 28 exposições entre virtuais e físicas nos espaços expositivos da Pró-Memória atraindo milhares de pessoas. A instituição também marcou presença com mostras itinerantes no Atende Fácil, Câmara Municipal e na 74ª. Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos realizada em novembro desse ano em São Caetano.
2018 foi marcado também pela reativação de mais um centro de exposições: o Espaço do Forno. O único forno intermitente da antiga Cerâmica São Caetano foi reaberto revitalizado em julho com a exposição Cerâmica São Caetano: a história de um patrimônio da cidade retratando a história da indústria que foi um dos principais motores do desenvolvimento econômico e social do município entre as décadas de 1920 e 1990 do século passado se somando assim com os outros três espaços expositivos: (Pinacoteca Municipal, Museu Histórico Municipal e Ateliê Pedagógico – Espaço Cultural Casa de Vidro).
“Faz parte de nosso objetivo levar cultura e entretenimento à comunidade, sempre com viés histórico e memorialista, mas também promovendo o bem-estar social, o conhecimento e a interação entre as pessoas”, disse o presidente da Pró-Memória, Charly Farid Cury.
Em agosto, a FPM lançou seu novo site (www.fpm.org.br), mais moderno e dinâmico e com conteúdo especial. A plataforma já alcançou mais de 30 mil acessos até o dia 15 de dezembro.
Projeto editorial
Considerada por especialistas como uma das mais importantes publicações de sua área, Raízes continuou sua trajetória de sucesso em 2018 com o lançamento de mais duas edições. A de número 57 celebrou os 50 anos da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) já o nº 58 teve como homenageado principal o ex-prefeito Hermógenes Walter Braido. A Agenda Histórica, em sua edição de 2019 lançada em dezembro relembra os 135 anos da Estação Ferroviária da cidade.
O grande destaque na área foi a retomada da edição de livros com a publicação da obra São Caetano em Crônicas em outubro com textos provenientes de coletânea de notícias, artigos e crônicas, publicados no Jornal de São Caetano, no período de 1946 a 1979.
Outras ações
A Fundação Pró-Memória esteve presente em diversos eventos da municipalidade como a Festa Italiana, a Medalha Di Thiene e o Governo em Movimento por meio do Cidadão da História e do Jogo da História de São Caetano, além da participação em congressos, pesquisas e encontros.
2019
Para o ano que se iniciará em breve, a Pró-Memória virá com a ampliação de suas atividades e com novidades, como a abertura de mais um espaço expositivo. “Já estamos trabalhando para utilizarmos nossa sala de exposições no Espaço Verde Chico Mendes e vamos fortalecer os demais locais como o Museu Histórico Municipal. Vamos contar com atrações o ano inteiro sem esquecer a prestação de serviços de pesquisa e memória”, concluiu Charly.