Centro de Operação Integrada (COI) de São Bernardo do Campo deve ser inaugurado em junho; Estado deve receber outras 17 unidades
São Bernardo do Campo será a primeira cidade do Estado de São Paulo a sediar o COI (Centro de Operação Integrada), que reunirá no mesmo local a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), da Polícia Civil, a Defesa Civil e a Guarda Civil Metropolitana. A previsão de inauguração é junho.
“Todos absolutamente integrados, com planejamento, organização e funcionamento 24 horas no comando das respectivas tropas”, explicou o governador João Doria, ressaltando que é preciso dar à população de São Paulo a sensação de segurança e a certeza de que as pessoas podem confiar nas polícias.
O prédio para a instalação será disponibilizado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, que irá transferir a Secretaria de Desenvolvimento Social para outro endereço para dar espaço ao COI. Há previsão de outras 17 unidades do COI a serem instaladas em todo o Estado e a expansão depende dos prefeitos oferecerem edificações em boas condições.
O prefeito Orlando Morando e o Governador João Doria visitaram o prédio onde o equipamento irá funcionar, nas dependências da secretaria de Assistência Social, no Centro. A entrega do espaço está prevista para junho e será a primeira das 17 que o governo pretende instalar em todo o Estado. “O prefeito Orlando Morando mostrou disposição para colaborar com este projeto, oferecendo espaço físico implantação do COICC. Agora será polícia na rua e tolerância zero com a criminalidade”, pontuou o governador.