Projeto também inclui implantação de coletores tronco, obra que vai combater a poluição do córrego
A prefeitura de Santo André, através do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início à canalização de mais um trecho do córrego Guarará. O canal, que tem 3,5 km já canalizados, quando é margeado pela avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ganhará a benfeitoria em mais 153 metros, na Vila Rica.
O novo trecho de canalização será aberto e em concreto armado, entre a estrada da Cata Preta e o Residencial Vila Rica. Além disso, o projeto inclui a implantação de 815,30 metros de coletores tronco de esgoto, de diâmetro entre 200mm e 400mm, desde a estrada da Cata Preta até a avenida Inconfidência Mineira.
Um dos objetivos da obra é regularizar o escoamento e as margens do Guarará no trecho. As intervenções ainda fazem parte de um trabalho contínuo do Semasa para ampliar o tratamento dos esgotos gerados em Santo André através da implantação de coletores tronco, além de combaterem a poluição especificamente na bacia sanitária do Guarará.
Ao todo, serão investidos R$ 2,3 milhões, sendo que R$ 1,8 milhão são recursos do governo federal (PAC – Programa de Aceleração do Crescimento). A diferença corresponde à contrapartida do Semasa. A previsão é que a obra seja finalizada em janeiro de 2020.