Fomento ao segmento, intensificado nesta gestão, garante o reconhecimento e o aporte anual para projetos turísticos
Referência nacional no Turismo Industrial, São Bernardo conquistou oficialmente na última quarta-feira (05), o título de Município de Interesse Turístico (MIT), após aprovação, por unanimidade, do PL 635/2018 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A cidade é a primeira da Grande São Paulo a obter a denominação, que assegura o aporte anual de cerca de R$ 700 mil por parte do governo do Estado voltado para projetos turísticos, além de alçar a cidade a patamar diferenciado para pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo.
Com o reconhecimento, São Bernardo passa a integrar o grupo hoje composto por 140 municípios do Estado que contam com o título. Para isso, a cidade cumpriu todos os requisitos estipulados pela secretaria de Turismo estadual, como a criação de um Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a formulação de um Plano Diretor do segmento, Estudo de Demanda Turística e Inventário de Oferta Turística. A cidade também foi contemplada por dispor de uma ampla rede de hospedagem e alimentação, entre outras exigências.
Além do carro-chefe do segmento na cidade, o Turismo Industrial – que promove visitas monitoradas a empresas da cidade para promoção de conhecimento sobre os processos produtivos –, São Bernardo também conta com extensa área verde que abriga parques e polos ecoturísticos, como o Parque Estoril, na região do Riacho Grande, o Polo Ecoturístico Caminhos do Mar, a Prainha do Riacho Grande, além de atrações tradicionais como a Cidade da Criança e o Pavilhão Vera Cruz.
Próximos passos – Com a garantia do recurso, São Bernardo projeta a construção do Centro Turístico de São Bernardo, que irá acomodar a sede do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), o São Bernardo Convention & Visitors Bureau, o departamento de Turismo, o Centro de Informações Turísticas, o Centro de Acolhimento ao Turista, o Welcome Center do Turismo Industrial (que contará com um showroom das empresas participantes), Sala de Capacitação e Auditório. O espaço ficará localizado em imóvel próprio, entre a Avenida Senador Vergueiro e Rua Kara, no bairro Jardim do Mar. O empreendimento envolverá os repasses previstos para os anos de 2019 e 2020, totalizando aproximadamente R$ 1,4 milhão em recursos. Parte do montante será reservado para seu custeio.