Quem sai perdendo…

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

23 de Fevereiro

O imbróglio político na cidade vizinha de Mauá, onde os vereadores aceitaram pedidos de impeachment do prefeito Atila Jacomussi, corre solto no Legislativo seus trabalhos, mesmo depois que o prefeito foi solto pelo Ministro Gilmar prendê-lo na segunda vez, o que ocorreu dia 13 de dezembro, vésperas das férias judiciais porque não havia motivo para que isso acontecesse, atropelaram a lei sem motivo, alegou o ministro. Quem sai perdendo sempre é a população que fica sem saber o que está acontecendo no município que está cada vez pior em todas as áreas, inviabilizando qualquer administração que queira assumir de fato a cidade. Ainda na Câmara, o advogado do prefeito Atila, está trabalhando para que seu afastamento definitivo do cargo seja revisto pela justiça, visto que ele foi forçado a se ausentar do cago por força maior.

Prefeito Atila livre e…

A ex-interina de Mauá e agora a vice prefeita, Alaíde Damo, parece que não está muito bem com a justiça não. Tudo por conta das contratações que fez na ausência forçada do prefeito Atila, nas duas oportunidades contratou parentes próximos para cargos chaves da administração, esquecendo que a lei de Responsabilidade Fiscal existe para todas as cidades e políticos e pode em breve receber sanções eleitorais se o MP e a justiça eleitoral acatar os pedidos de afastamento da vice da vida pública. Enquanto isso, seus aliados ao entregarem os cargos no início da última semana, ironizou a demissão alegando que elas serão momentâneas. Atila também acusa sua vice de ter destruído a cidade nas duas oportunidades e não ter feito nada em nenhuma pasta, só nomeado amigos e parentes, além de acusar Alaide Damo pelas fraudes que o levou pela segunda vez a prisão, no período em que assumiu a prefeitura por mais de três meses, na primeira vez.

Caos e destruição em São Caetano

No último final de semana, o município de São Caetano foi vítima de fenômenos nada normais, onde uma tempestade, unida talvez a um tornado que se deu origem nos bairros Cerâmica, Santa Paula e Barcelona, e depois se dirigiu a Santo André causando inúmeros estragos no bairro de Utinga. O bairro mais castigado de todos foi o Barcelona, em São Caetano onde além da destruição e destelhamento de inúmeras casas, comércio, escola e até a USCS, que foi obrigada a cancelar provas de concurso público devido aos estragos e inundações que ali aconteceram. Além dos estragos em propriedades, centenas de árvores caíram no bairro derrubando parcialmente uma casa na rua Alegre.

Curso de Youtuber

Um dos dezenove vereadores de São Caetano apresentou na última sessão do plenário projeto para que a prefeitura estude a criação na cidade de curso de Youtuber para a população jovem, visto que será a profissão do futuro. Mas, o que realmente falta não só na cidade mais em todas os legislativos da região, e seria de maior interesse da população, também entre os jovens seria a criação de curso de linguística, o tal curso de PNL, quem sabe assim os jovens aprenderiam a falar melhor, bem como alguns vereadores também, porque falar em público requer algum conhecimento da língua portuguesa e depois o curso que o vereador propôs, não antes. Quem sabe os trabalhos apresentados através do Youtube não ficariam mais apresentáveis. Essas aulas de linguística poderiam ser aplicadas no curriculum escolar municipal. Fica a dica vereador.

Ford diz que vai fechar…

Notícia bombástica pegou todo mundo de surpresa em São Bernardo no início da semana, funcionários, empresas e população que indiretamente depende da empresa Ford no Taboão, e, até as autoridades municipais e estaduais. Tudo porque a empresa decidiu sair de vez da cidade depois que mais 50 anos, e demitir todos os funcionários da produção simultaneamente, cerca de 3 mil, só poupando os administrativos. A empresa diz que tem prejuízos incalculáveis nos últimos anos, e não tem suporte para continuar no Brasil. A movimentação política em torno do grave problema que deixará de arrecadar quase 300 milhões em impostos anuais, e causará um efeito cascata na demissão dos funcionários que deverá atingir cerca de 24 mil pessoas direta e indiretamente. Pouco antes foi a GM de São Caetano, que havia anunciado a mesma coisa, mas parece que voltou atrás e não demitiu ninguém.

Frase da Semana
“Se tivesse validade o olho no olho, muitos políticos já estariam cegos”

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.