Imagine um percurso com aproximadamente 50km que une aventura e belas paisagens em meio à Mata Atlântica. Este é o Caminho do Sal, uma rota ecoturística que conecta as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e Mogi das Cruzes.
Com trechos de diversos graus de dificuldade com estradas de terra e cascalho, o caminho permite a prática de Mountain Bike, cicloturismo, caminhadas de longa distância, corrida rústica ou de montanha, e cavalgada.
A rota é dividida em três partes: Trecho do Zanzalá (15km), Trecho dos Carvoeiros (10km) e Trecho do Bento Ponteiro (25km). Cada percurso resgata a história dos primeiros caminhos do Planalto Paulista, originados no período da colonização pela coroa portuguesa, ainda no século 17. Por ali, tropeiros transportavam sal para abastecimento da região. Além disso, a rota também foi utilizada para o transporte clandestino de pedras preciosas, o que chegou a motivar seu bloqueio pelo rei de Portugal à época.
No Caminho do Sal, você estará em meio à Mata Atlântica, poderá tomar banho de rio em águas límpidas, encontrará mirantes, avistará diversos monumentos históricos, a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí e o primeiro oleoduto do Brasil. São muitas atrações que possibilitam aos visitantes o entendimento da dinâmica dos deslocamentos durante a exploração colonial do país.
Guia completo
É possível acessar a rota por qualquer um dos três municípios. Ela é autoguiada, aberta todos os dias da semana, e não é necessária qualquer inscrição. Um Guia de Ecoturismo, no formato PDF, com informações detalhadas sobre a rota, contendo mapas, fotos, dados históricos, como chegar e muitas dicas, pode ser acessado no link: http://www.saobernardo.sp.gov.br/documents/10181/20856/Guia+Ecoturismo+2017/8f78b13c-71ea-580a-eea2-75b5709ff6ff.
Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (11) 2630-4507, de segunda à sexta, das 8h às 17h.