Reinaugurado no último sábado, dia 16, na rua Aurélia, 101 no bairro Santa Paula, o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, juntamente com a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas Eng. Julio Marcucci Sobrinho, o atendimento aos dois equipamento começam a atender a população de São Caetano neste sábado, dia 23, a partir das 07 horas da manhã.
As entregas marcaram a reestruturação do sistema de atendimento de urgência e emergência do município. No novo modelo, os portadores do Cid Card (e futuramente do Cartão São Caetano) deverão buscar atendimento no Hospital Albert Sabin. Os que não possuem o Cid Card serão atendidos na UPA.
O atendimento infantil (até 14 anos) permanecerá sendo realizado no Hospital Infantil Márcia Braido para quem tem o Cid Card. Quem não possui o cadastro será atendido na nova UPA.
Com a reforma e a nova UPA, o número de leitos saltou de 18 para 38. O Sabin tem capacidade para realizar 10.000 atendimentos por mês, incluindo exames laboratoriais, radiografias, tomografias e ultrassonografias. Já a UPA tem capacidade para 10.000 atendimentos adultos por mês, além de outros 3.500 infantis – também incluindo exames laboratoriais.
Dentro da estratégia de saúde conectada de São Caetano estão inseridos o prontuário eletrônico e o plantão médico 24 horas de profissionais da FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem) para sanar eventuais dúvidas sobre os laudos dos exames. A medida resultará em diagnósticos mais precisos.