Foto da edificação onde funcionava a cozinha e os refeitórios da Cerâmica São Caetano S/A. O registro integra a exposição Cerâmica São Caetano: o resto e o silêncio (Foto: José de Souza Martins)

Pró-Memória realiza roda de conversa sobre a Cerâmica São Caetano

Quem trabalhou na saudosa Cerâmica São Caetano e/ou tem interesse em conhecer sua história e buscar informações terá uma grande oportunidade. A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul promove no próximo dia 6, sábado, às 10h, no Espaço do Forno (situado na praça de mesmo nome com acesso pela Rua Casemiro de Abreu, no Espaço Cerâmica) mais uma atração histórico-cultural: a roda de memória.

A atividade consiste em um bate-papo sobre a indústria, uma das responsáveis pelo desenvolvimento econômico da cidade, e contará com a presença do sociólogo José de Souza Martins, que trabalhou no local de novembro de 1953 a fevereiro de 1958.

Além da troca de experiências, o participante terá também a possibilidade de estar em uma vivência imersiva, já que o evento será realizado em um dos fornos da antiga unidade fabril.

Os interessados na Roda de Memória – Cerâmica São Caetano podem se inscrever até o dia 5/4, quinta-feira, pelo e-mail: eventos@fpm.org.br. Entrada gratuita.

Exposição

É de Martins, aliás, a exposição em cartaz no espaço. Cerâmica São Caetano: o resto e o silêncio é composta por 32 fotografias e 4 poemas produzidos em 2004 de autoria do sociólogo que retratam as ruínas do local que encerrou suas atividades depois de cerca de 90 anos de funcionamento. A mostra fica em cartaz até 14 de setembro de terça a sexta das 8h30 às 16h30 e sábado das 9h às 13h. Entrada livre e gratuita.