São Bernardo assina descentralização de medicamentos de alto custo

Distribuição deverá ser iniciada em até 30 dias na unidade do Poupatempo na cidade; ato oficial também formalizou a inauguração do Centro de Operações Integradas de Combate ao Crime (COICC) de São Paulo

Mais uma importante conquista no que tange os serviços de Saúde do município de São Bernardo, aconteceu nos últimos dia: a descentralização da farmácia de alto custo. Foi assinado o decreto que oficializa a unidade do Poupatempo de São Bernardo para a retirada de medicamentos de alto custo para os moradores no Palácio dos Bandeirantes.

O atendimento a população terá inicio em até 30 dias, de acordo com o decreto assinado pelo prefeito Orlando Morando e seus secretários municipais que participaram da cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, juntamente com o governador João Doria.

“A descentralização da farmácia de alto custo é uma demanda antiga dos moradores do Grande ABC. Ainda como presidente do Consórcio Intermunicipal, levei este pedido ao ex-governador Geraldo Alckmin, que havia autorizado a realização de um projeto piloto em São Bernardo, em março de 2018. A ação foi aprovada pela Secretaria Estadual de Saúde e só agora, com o governador João Doria, conseguimos essa importante conquista para São Bernardo. O atendimento será feito em parceria com a Prefeitura. Tenho certeza de que esta ação levará muito mais qualidade de vida e respeito à população”, afirmou o prefeito Morando.

O prefeito acredita que esta medida poderá ser estendida para outras cidades da região. “É natural que se cumpra todo o trabalho feito pelo Consórcio e que a descentralização seja expandida para outros municípios. Entretanto, neste primeiro momento, a medida, além de beneficiar diretamente os moradores de São Bernardo, também contempla os demais pacientes, pois haverá a redução do número de pessoas para a retirada dos remédios no Hospital Mário Covas”, complementou.

Distribuição

Aproximadamente de 12 mil pacientes de São Bernardo poderão retirar os seus medicamentos da unidade do Poupatempo, no Centro. Este número corresponde a 35% do total de pacientes atendidos mensalmente pela farmácia de alto custo localizada no Hospital Mário Covas, em Santo André, que hoje atende mais de 35 mil pacientes por mês.