A atividade reuniu aproximadamente 40 pessoas (Foto: Junior Camargo/PMSCS)

Roda de Memória estreia com sucesso de público no Espaço do Forno

Mais de 40 pessoas participaram no último sábado (6/4), no Espaço do Forno, da primeira edição do projeto Roda de Memória produzido pela Fundação Pró-Memória. A iniciativa teve como tema inicial a Cerâmica São Caetano, importante indústria localizada no município entre os anos 1920 e 1990 do século passado.

O bate-papo contou com a presença do sociólogo José de Souza Martins, consagrado pesquisador e conhecedor da história sul-são-caetanense com diversos livros publicados sobre o tema e que trabalhou no local de novembro de 1953 a fevereiro de 1958.

O evento teve também a participação de ex-funcionários da indústria e público em geral que aproveitaram a oportunidade para trocar experiências, conhecimentos e informações. Além disso, quem participou teve também a possibilidade de estar em uma vivência imersiva, já que a conversa foi realizada em um dos fornos da antiga unidade fabril.

“Nós temos a plena satisfação em realizar mais essa nova atividade. É a Pró-Memória cumprindo o seu papel como ferramenta não só da preservação da memória e história de São Caetano, mas promovendo o debate e ampliando o alcance desse conteúdo histórico-cultural a todos”, disse o presidente da FPM, Charly Farid Cury.

Martins elogiou a iniciativa e destacou a característica acolhedora da indústria. “Me sinto muito honrado de participar deste evento, rever pessoas, lembranças e histórias. A Cerâmica São Caetano tinha toda uma rede de serviços aos seus funcionários, como o custeio educacional e demais atividades visando o crescimento e o bem-estar do empregado e de seus familiares”, disse.

Exposição

É de José de Souza Martins, aliás, a exposição em cartaz no espaço. Cerâmica São Caetano: o resto e o silêncio é composta por 32 fotografias e 4 poemas produzidos em 2004 de autoria do sociólogo que retratam as ruínas do local que encerrou suas atividades depois de cerca de 90 anos de funcionamento. A mostra fica em cartaz até 14 de setembro de terça a sexta das 8h30 às 16h30 e sábado das 9h às 13h. Entrada livre e gratuita. O Espaço do Forno está situado na praça de mesmo nome com acesso pela Rua Casemiro de Abreu, no Espaço Cerâmica.