Ultrapassagens irregulares também é fator alarmante; especialista indica que educação, fiscalização e calendário de campanhas e ações podem contribuir com diminuição de acidentes e óbitos no trânsito
Com a chegada da Páscoa, muitos brasileiros já estão planejando viagens e passeios em família. Neste período, porém, são recorrentes os flagrantes de condutores que extrapolam o consumo de bebidas alcoólicas, realizam ultrapassagens incorretas ou deixam de utilizar equipamentos de segurança, o que intensifica os riscos de acidentes e mortes no trânsito. No ano passado, entre 29 de março e 1º de abril, a Polícia Rodoviária Federal registrou leve queda em óbitos nas rodovias federais do país: de 83, em 2017; o número caiu para 70, em 2018.
Mesmo com queda no número de fatalidades, o número de infrações por conduta perigosa continua alto. Excesso de velocidade e ultrapassagem irregular foram, assim como nos últimos feriados, as condutas mais registradas pela PRF. Foram 59.673 imagens capturadas pelos radares fotográficos por velocidade acima do limite – somadas às 68 mil autuações deste tipo em 2017, a média é de 63,8 mil nos últimos dois anos.
Já o índice de ultrapassagens irregulares foi de 5.198 no período de Páscoa passado. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa para ultrapassagem indevida em dois casos: quando é feita em faixa contínua ou em manobra perigosa, como em curvas, aclives, acostamentos, disputas de corridas, entre outros. Essas são as condutas mais lesivas quando resultam em acidentes. Ainda no feriado da Semana Santa do último ano, também foram multados 760 condutores por associação de álcool e direção e 460 por falta do uso de cadeirinha.
A especialista em educação digital e diretora da Procondutor, empresa especializada em formação e capacitação de condutores, Claudia de Moraes, defende o uso de equipamentos de segurança para crianças e animais. “Os itens obrigatórios para crianças e pets são tão imprescindíveis para a segurança deles quanto o uso do cinto é para os adultos”, afirma.
Para ela, a fiscalização deve ser aliada a outros dois fatores. “Além do aumento da fiscalização, a educação é o melhor caminho para a diminuição de acidentes. No entanto, paralelamente a ela, é fundamental que haja um calendário de campanhas e ações efetivas em relação a esses temas”, sugere Claudia.
O Brasil é o 5º país no ranking com mais mortes de trânsito no mundo, totalizando 47 mil por ano, o equivalente a um óbito a cada 12 minutos. A fiscalização tem ajudado a inibir os motoristas quando o assunto é condução perigosa, mas o caminho é longo para que a população se conscientize totalmente sobre o seu papel no trânsito. “A primeira ação para uma mudança de cenário é a educação, que, inclusive, deve ser prioridade. Isso faria com que os condutores respeitassem mais as leis de forma consciente, ao invés de acharem que o único prejuízo ao cometerem imprudências é somente no próprio bolso”, conclui Claudia.