Lula pode sair em setembro

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

27 de Abril

Isso mesmo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril do ano passado em Curitiba na Polícia Federal, pode deixar a prisão no próximo mês de setembro, de acordo com o recurso feito ao STJ e julgado na última terça-feira (23). Lula teve redução de pena de 12 anos e 1 mês para 8 anos e 10 meses, bem como a multa também foi reduzida de 29 milhões para 2,4 milhões e em setembro já teria cumprido 1/6 da pena e poderia em tese deixar a prisão. Mas, há outros processos em andamento e se forem concluídos até a data de sua soltura, ele terá de amargar mais um tempinho atrás das grades até conseguir o benefício. Não deixa de ser uma vitória para os advogados do petista, que não conseguiam nada desde quando o juiz Sergio Moro era da Lava Jato e titular do processo contra o ex-presidente. Agora os amigos querem fazer uma vaquinha para pagar a multa de 2,4 milhões, mesmo valor do apartamento do Guarujá o qual condenou o ex-presidente Lula.
Foto Lula

Atila fora da prefeitura

Em sessão tumultuada e demorada na véspera do feriadão prolongado de Páscoa, o prefeito Atila Jacomussi de Mauá, foi cassado por não pedir permissão para se ausentar da cidade pelo período de mais de 100 dias da administração da cidade, bem como abandoná-la completamente. Neste período de ausência da prefeitura, o agora ex-prefeito foi preso pela Polícia Federal por duas vezes, sendo que a segunda foi transferido diretamente para Tremembé – interior de São Paulo. As acusações contra o ex-prefeito é desvio de merenda escolar no município, receber propina de empresas (na primeira prisão foram aprendidos valores escondidos dentro de panelas na casa do prefeito e seu secretário de governo). Por tudo isso o prefeito não respondeu no seu impeachment, mas única e exclusivamente o seu afastamento sem autorização.

Decisão de afastamento

Dos vinte e três vereadores que compõem o Legislativo de Mauá, 16 vereadores votaram a favor do afastamento do prefeito Atila, cinco votaram contra, bem como 1 se ausentou por motivos particulares e teve uma abstenção. Atila recebeu cinco votos para continuar no poder, insuficiente para mantê-lo a frente da prefeitura. Ao final do processo no Legislativo, a vice-prefeita Alaíde Damo, já aguardava nos bastidores para assumir o cargo, comemorado pela família Damo. Infeliz foi a declaração do ex-prefeito Leonel Damo, que disse que agora a família assumiu a cidade novamente e não sua esposa. Estranha a declaração, mas, quem mandará na cidade nos próximos meses, ninguém sabe ao certo. Vamos aguardar.

Taricano se filia ao partido Novo

O advogado Tarsio Taricano de São Caetano, indignado com a inoperância e a falta de ética de políticos que encaram a política como profissão e não como missão e vendo o povo cansado dos que só sabem praticar assistencialismo e ressurgem sempre em épocas eleitorais para deixar um legado positivo, decidiu por se filiar ao partido Novo. Tarsio acredita que devemos ser protagonistas de nós mesmos e não esperar pela ajuda do governo por isso a filiação no partido Novo que tem a mesma filosofia que a sua. Depois de resistir aos vários convites de seu amigo Alan Camargo, decidiu se filiar para batalhar pelo voto distrital, privatizações, fundo partidário dentre tantas outras; – visando um cenário mais justo para todos os cidadãos.

Voluntários recebem agradecimento

Voluntários que atuaram na ajuda às vítimas da enchente dos dias 10 e 11 de março foram recebidos no Fundo Social de Solidariedade, para um agradecimento especial por parte da Prefeitura de São Caetano. Na reunião, representantes de ONGs, igrejas e associações compartilharam as iniciativas, experiências e ações que foram executadas para o restabelecimento da cidade. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Auricchio, destacou que a união de toda a sociedade foi fundamental nesse período. “São Caetano se sentiu fortalecida. Fomos às ruas para acolher e tornar esse atendimento ainda mais eficaz”, comentou.

São Caetano emplaca todos os cruzamentos

Pela primeira vez na história, São Caetano do Sul terá todos os seus cruzamentos emplacados com o nome da rua, do bairro e o CEP (Código de Endereçamento Postal). A ação, executada pela Prefeitura, por meio da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), foi finalizada nesta semana no Centro, e contemplará os demais 14 bairros da cidade gradativamente até o início do próximo ano, quando está prevista a conclusão em todo o município.

A identificação de todos os logradouros compreende a confecção e instalação de aproximadamente 3 mil placas, atingindo cada esquina de São Caetano. “Esta é uma ação aparentemente simples, mas inédita na cidade, e que leva carinho, respeito e cidadania aos moradores”, destaca o prefeito, José Auricchio Júnior.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.