Postos Poupatempo auxiliam trabalhadores em busca de emprego

Programa Escreve Cartas elabora currículos gratuitamente em cinco unidades do programa estadual

A busca por ajuda na elaboração de currículos representa hoje aproximadamente 60% dos atendimentos prestados pelo projeto Escreve Cartas nos postos Poupatempo. O programa de voluntariado criado em 2001 já contabiliza mais de 412 mil atendimentos oferecidos a pessoa com dificuldades para ler e escrever. De janeiro a março deste ano, dos quase 7 mil serviços prestados pelo órgão, cerca de 4,5 mil foram para elaboração de currículos a trabalhadores em busca de uma nova colocação profissional.

Inspirado no filme Central do Brasil, o Escreve Cartas conta com o trabalho de voluntários que atendem nas unidades do Poupatempo em Itaquera e Santo Amaro, na capital paulista, e Guarulhos, Osasco e São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. O serviço está disponível durante todo o horário de funcionamento das unidades com a ajuda de escrevedores que ficam à disposição para auxiliar quem precisa redigir cartas e currículos e preencher formulários.

No início, o projeto atendia principalmente migrantes que endereçavam cartas para parentes distantes, mães que desejavam escrever para filhos presos, além de solicitações para políticos e programas de TV. De acordo com o Superintendente da Prodesp – empresa do Governo que administra o Poupatempo -, Ernesto Mascellani Neto, com o passar do tempo, a demanda pelas correspondências diminuiu e deu lugar à elaboração de currículos, o que mudou também a forma de trabalho dos colaboradores. “Nos últimos anos, com o aumento da população em busca de emprego, a atividade prestada nessa área do Poupatempo foi aperfeiçoada e a forma de trabalho dos colaboradores mudou. Os voluntários do projeto viram que no lugar das cartas escritas à mão o cidadão precisava de auxilio para elaboração de currículo”, explica o Superintendente. Tanto o atendimento quanto a impressão do currículo são oferecidos gratuitamente.

Voluntários

Para se candidatar a ser voluntário do Escreve Cartas, é preciso procurar a administração de um dos postos Poupatempo que contem com o projeto. Os interessados precisam ter disposição, paciência, saber guardar sigilo do que escrevem e manter uma postura neutra durante a redação.