Em entrevista ao Jornal Imprensa ABC, o Secretário da SEAIS, Daniel Fernandes Córdoba, traz informações importantes sobre o trabalho efetuado por sua Secretaria bem como a sequência de vários projetos já em andamento.
Imprensa ABC: Secretário, fale sobre a reestruturação da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres em São Caetano do Sul.
Daniel Córdoba: A reestruturação da Coordenadoria vai aprimorar o atendimento relacionado às questões de direitos familiares e violência doméstica, combatendo diretamente os feminicídios. Haverá uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, psicólogas, advogadas entre outros. Essa equipe dará todo apoio necessário à mulher vitimada.
É preciso garantir a proteção, direitos e participação das mulheres em todos os segmentos da sociedade. E isso é uma luta diária da nossa Secretaria.
IABC: Como está estruturado o projeto de melhoria do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)?
Córdoba: O CREAS é uma unidade pública de Assistência Social que atende famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. O nosso CREAS já funciona muito bem, mas queremos ele ainda melhor, por isso, estamos planejando com a Prefeitura, uma transferência do espaço físico do CREAS, para um local mais amplo, mais moderno e de melhor localização. Posso adiantar que as tratativas estão em andamento. Em breve, teremos o prazer de anunciar mais essa conquista.
IABC: Qual a participação da Secretaria na liberação de subvenções ao Terceiro Setor e quem terá direito?
Córdoba: Este ano disponibilizamos para o terceiro setor uma quantia de 1,4 milhão de reais, que foram direcionados as entidades privadas de utilidade pública e sem fins lucrativos, como ONGs (Organizações Não Governamentais), entidades filantrópicas, OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) para elas investirem em melhorias e terem condições para assistir as mais pessoas, com a qualidade que o cidadão precisa e merece.
IABC: Como está o programa Leite é Vida implantada pelo Prefeito José Auricchio e conduzido pelo SEAIS?
Córdoba: A nossa Secretaria, por ser gestora desse programa, participa de forma bem ativa. As entregas são feitas porta-a-porta para todos os munícipes cadastrados. Hoje o beneficiário recebe um cartão do programa com seu nome e um QR Code, para agilizar a distribuição e evitar possíveis fraudes.
A Boa notícia é que já entregamos o primeiro lote, isso significa que mais de 800 famílias já foram beneficiadas com o programa no mês de maio. Quero frisar, que a nossa Secretaria, além de fazer todo o processo desde da contratação à distribuição, também faz os cadastros, nos 2 CRAS, e o melhor, as inscrições para o programa são contínuas. O nosso objetivo, como disse o Prefeito Auricchio, é atender a 3000 famílias carentes da nossa cidade.
IABC: Como está sendo feita a integração regional com as prefeituras do ABC e SP?
Córdoba: No início de fevereiro, estive na prefeitura de São Paulo, participando ao lado do prefeito Bruno Covas, e de 17 secretários, de uma reunião integrada com 17 municípios, para buscar integração metropolitana de assistência e inclusão social para a população mais carente da nossa cidade. As conversas ainda continuam e iremos colher bons frutos para São Caetano.
IABC: Secretário fale sobre os convênios de capacitação com o SENAI e FATEC.
Córdoba: São importantes convênios de capacitação para jovens e adultos na busca da formação para inclusão no mercado de trabalho. A maior dignidade de um cidadão é o acesso ao emprego, e lutamos e trabalhamos para isso diariamente.
IABC: Sobre a aquisição de novos computadores para a secretaria junto ao Governo Federal, como está o andamento dos processos?
Córdoba: A aquisição foi por meio de verbas federais, vindas do Bolsa Família. Os computadores já foram instalados e estão funcionando, e hoje atendem ao programa Bolsa Família nos 2 CRAS, Nova Gerty e Fundação na análise de concessão de benefícios sociais.
IABC: Como o munícipe pode ter o benefício do Renda Cidadã junto ao Governo do Estado?
Córdoba: A família que pleiteia o benefício do Renda Cidadã, um programa do Estado de São Paulo, precisa ter uma renda de até 1/4 de salário mínimo, ter inscrição no cadastro único, que é do Governo Federal, além de haver vaga disponível no programa. As vagas são determinadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Atendendo a esses critérios, basta procurar um CRAS de São Caetano para inscrição.
IABC: Como a SEAIS participa dos programas de capacitação de colaboradores no Mais Oportunidades e Agente Jovem?
Córdoba: As palestras do programa Mais Oportunidade acontecem semanalmente e do programa Agente Jovem são mensais, todas são exclusivas para os colaboradores. Desde que assumi como secretário, já foram 18 palestras de capacitação, com diversos palestrantes, abordando diversos assuntos, como autoajuda, motivacionais, segurança do trabalho e outros. Este ano o Prefeito prorrogou os programas por mais seis meses, ou seja, teremos um ano de programa. Hoje temos 150 pessoas inscritas no Agente Jovem e 250 no Mais Oportunidade todas trabalhando em serviços públicos designados pela Prefeitura. Nosso trabalho já empregou 53 pessoas, que saíram e foram para o mercado. Achamos isso um bom resultado, e nos faz analisar em abrir novas inscrições ainda este ano, pode ter novidades.
IABC: Como a SEAIS participa do programa IOS TOTVS?
Córdoba: O IOS Totvs é um programa social de capacitação profissional e de inclusão, promovido pelo Núcleo Menino Jesus, através de verbas do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) e com apoio institucional de nossa Secretaria. O curso é gratuito em parceria com a IOS Totvs, umas das maiores empresas de tecnologia do mundo, atende a jovens que buscam entrar na era digital, se tornando programadores, administradores ou desenvolvedores de ferramentas tecnológicas. Entre os benefícios que o programa traz posso citar o aumento na possibilidade de empregabilidade. Além no impacto de geração de renda familiar, todo aluno recebe no final do curso um selo de Tecnologia Social, o qual o permitirá abrir novas portas nomeado de trabalho. Os cursos são semestrais, de 300 horas de duração, nos períodos manhã e tarde, de segunda a sexta-feira. As inscrições ainda estão abertas e se encerrarão em 26 de junho. O jovem que tiver entre 15 a 20 anos e dentro dos requisitos do programa pode procurar o SEIAS para se inscrever.
IABC: Para finalizar nos conte sobre sua experiência na Coordenação do auxílio emergencial as vítimas da enchente que assolou a cidade em março deste ano.
Córdoba: A enchente ocorreu alguns dias após eu assumir a Secretaria, sem dúvida foi uma grande tragédia. Como participo de grupos de resgate e salvamento, e já estive em outras enchentes e desastres, não só aqui, mas também em Brumadinho, tenho experiência, e em parceria com os bombeiros e GCM, atuamos nas áreas mais atingidas pela chuva já na madrugada. No dia seguinte, o Prefeito Auricchio declarou situação anormal e de emergência, e nomeou-me como Presidente da Comissão de Controle, Avaliação Social e de Auxílio à População Vítima de Enchente. Era preciso agir, a cidade estava um caos, então montamos um plano emergencial, junto com os demais secretários, acionamos o tiro de
guerra, agentes da prefeitura, Ongs, igrejas e fomos as redes sociais convocar voluntários. Recebemos apoio do Fundo Social de Solidariedade, e de diversas instituições, as quais sempre serei grato. Mobilizamos todos os recursos que pudemos em um curto espaço de tempo. No dia posterior a chuva, as pessoas já estavam recebendo os primeiros kits de emergência e limpeza pública. Apesar de muito cansado, estava feliz e poder fazer algo por aquelas famílias. Hoje o nosso trabalho não para, embora a mídia não toque mais no assunto, nos ainda continuamos atendendo esses moradores, o suporte é constante.
Agradeço a Deus por ter nos dado força e capacidade para sair daquela situação e agradeço ao Prefeito Auricchio pela confiança de estar à frente desta Secretaria tão importante na atenção aos cidadãos mais carentes da cidade.