Se antes era ruim, agora…

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

8 de Junho

As leis de trânsito já não são lá grande coisa, e muita gente nem as conhece claramente, muitos menos milhares e milhares de motoristas as respeitam como deve, burlando-a, sempre que podem. Daí o caos no trânsito diariamente e milhares de acidentes com vítimas fatais, mais parecendo que o país vive num caos, pior que muitos países que vivem constantemente em guerra e não matam tantos civis quanto o trânsito brasileiro, isso sem contar as polícias que já tem um número alarmante de vítimas anuais.

Agora, ou melhor se aprovadas na Câmara Federal as propostas feitas pelo presidente Bolsonaro, as novas mudanças na legislação do Detran, os acidentes com vítimas podem aumentar sensivelmente, que acreditem ou não, acha que entende de trânsito e não vai mudar em nada nos números de mortes e acidentes. Ledo engano, se como está já é alarmante, com as regras que o presidente quer mudar, vai ficar insuportável dirigir em qualquer cidade do país, porque ninguém mais vai respeitar nada. Burrice se o projeto passar na Câmara. Já tem excesso de bêbado e negligente nas estradas e ruas de todas as cidades. Imagine agora, sr. Presidente! – e ainda tem muita gente que o defende.

E as contas do ex-prefeito passaram…

As contas do ex-prefeito Paulo Pinheiro, as mesmas que foram impugnadas pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado por causa de irregularidade nas verbas destinadas ao pagamento do funcionalismo público que superou os 63%, acima do teto permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, – foi aprovada na última terça-feira em plenário da Câmara Municipal, mesmo com apontamento para reprovação da Comissão de Finanças que por três votos a dois as reprovou. No plenário, as contas foram aprovadas, mesmo com apontamentos de irregularidades por 16 votos a favor e dois votos contra e uma abstenção. Com esta situação, o ex-prefeito Paulo Pinheiro, já se declarou pré-candidato a prefeito nas próximas eleições. Muita gente não entendeu o por que da aprovação. Um dia eles entenderão, quem sabe…

E a dona Alaíde, heim…

A atual prefeita de Mauá, dona Alaíde, porque se julga dona da cidade, anda metendo as mãos pelos pés, assim como fazia o prefeito cassado Atila Jacomussi até bem pouco tempo atrás. Mesma postura adotada pelo nosso presidente Bolsonaro. Se não está contente com o nomeado, sacá-lo do cargo é a ordem. Por isso, a cidade de Mauá, tem mais ex-secretários do que funcionalismo público, e o que se gasta com indenização dava para quitar várias pendengas pequenas que estão amontoadas na secretária da Fazenda do Município. Pena que a dona Alaíde, não pensa em pagá-las, senão já teria feito. É mais fácil quitar dívidas com familiares e amigos, assim a bronca não entra em sua casa. Mas, as irregularidades pela cidade continuam, e os vereadores bem que poderiam dar um jeito e fazer com que a prefeita entre no eixo. A cidade está algemada, ou melhor, engessada.

Será que é só para reforçar partido?

Dias atrás, dois vereadores de São Caetano, Suely Nogueira e Marcel Munhoz, foram convidados pelo vice-prefeito Beto Vidoski para migrarem para seu partido, o PSDB. Tudo bem que querem reforçar o partido para as próximas eleições, mas, a coisa parece ser bem diferente do que aparenta, segundo os bastidores políticos da Câmara. O vereador Marcel Munhoz, talvez seria o que mais perderia na mudança de partido neste momento político porque ele foi o mais votado de seu partido o PPS e disputaria votos com mais candidatos e alguns fortes, podendo perder parte de seu eleitorado, enquanto que a vereadora Suely Nogueira do MDB, vê com bons olhos a mudança e estuda o namoro com carinho. Quem não entendeu ainda o que está ocorrendo são os vereadores do partido PSDB, que poderão ter de disputar seus votos com vereadores já eleitos, se optarem por mudar de sigla. Os desdobramentos do caso, deverão acontecer em breve, vamos esperar para ver!

Estações da CPTM participam da Campanha do Agasalho 2019

Mais uma vez, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será parceira na luta por esquentar São Paulo durante o inverno. As doações para a Campanha do Agasalho 2019 poderão ser feitas nas 94 estações, distribuídas pelas sete linhas.

Serão mais de 100 caixas na Companhia para receber roupas, sapatos, cobertores e outros itens em bom estado. Com as baixas temperaturas que acometem São Paulo, o Fundo Social de São Paulo (FUSSP) promove a campanha, que tem como objetivo ajudar milhares de famílias carentes a enfrentar o inverno e os dias frios com mais segurança e calor.

Neste ano, as Meninas Superpoderosas e o Ben10 ajudarão nesse combate. As doações são encaminhadas para entidades assistenciais, hospitais, albergues da Capital e de todos os municípios de São Paulo.

Partidos se movimentam no ABC

Prevendo que haverá uma grande renovação nas Câmaras Municipais do Grande ABC, os partidos políticos já estão se movimentando para selecionar os futuros candidatos a vereador de suas bases eleitorais. Isso porque nesta eleição e nas próximas, não haverá mais a coligação partidária onde os mais experientes utilizam do expediente da escadinha, para se elegerem sucessivamente.

Agora a coisa deve mudar e muito, porque a escadinha não vai funcionar, e quem tiver mais votos está eleito. Não terá candidato de 500 à 1.100 votos eleitos nos Legislativos da região. Então a briga vai ser boa daqui para frente, ainda mais se o eleitor não comparecer aos cartórios para se recadastrar e provar que mora na região, o tamanho do eleitorado pode cair e muito na próxima eleição. Fique de olho nas datas dos cartórios eleitorais de sua cidade.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.