2ª Edição da Copa Ãnimã de Inclusão acontece em São Bernardo

De 29 de junho a 1º de julho São Bernardo será palco da 2ª edição da Copa Ãnimã de Basquete. Evento este, que além do incentivo à modalidade, terá como objetivo, mais uma vez, utilizar o esporte como meio facilitador no caminho da inclusão social. O campeonato será realizado contando com os times da Federação Paulista, nas categorias Sub 12, 13 e 14, masculino e feminino, além de times de outros Estados, que estarão disputando o troféu.

Paralelamente, a Ãnimã recebe os jovens especiais que querem participar (síndrome de down, autista, deficiências físicas e intelectuais) e monta times especiais. Durante o ano inteiro esses jovens treinam todas às sextas-feiras para se apresentarem no torneio, competindo com regras especificas.

E, para levantar a galera, estão de volta as cheerleaders animadoras de torcidas (equipes formadas por jovens de todas as etnias e também portadoras de necessidades especiais) que prometem fazer dessa edição um show à parte, empolgando o público durante os intervalos dos jogos, com apresentações de dança e muita música para animar a todos.

De acordo com a idealizadora do projeto, a empresária Mirian Contrera, o objetivo deste ano é atrair também os adultos para que tragam a família para se misturarem, aplaudirem e começarem a dar exemplo para os seus filhos, mostrando e ensinando a eles que cada pessoa tem seu talento e que as diferenças devem ser respeitadas. “Em 2018 demos o primeiro passo para viver essa experiência de inclusão e foi lindo ver os jovens interagindo e respeitando as limitações uns dos outros. Agora queremos mais, queremos ver o público interagindo, prestigiando e, literalmente, apoiando essa ideia, afinal, quanto mais houver respeito e aceitação, menores serão as diferenças aos olhos da sociedade”, afirma.

A edição 2019 do torneio traz também novos esportes para apreciação do público como: floorball, futebol americano, hóquei, basquete cadeirantes, rugby, badminton, taekwondo e muito mais.