Nova aposentadoria prejudica classe mais pobre

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

29 de Junho

Apresentada há poucas semanas, a proposta de Reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro e seu ministro Paulo Guedes consegue ser pior do que a do governo anterior;- aumentando para 40 anos a contribuição para que se possa receber aposentadoria integral, corta os benefícios por invalidez e pensões por morte e diminui para menos da metade de um salário mínimo o valor pago a idosos pobres. Muitos que nele votaram, irão amaldiçoá-los quando perceberem que foram enganados. Afinal, errar é humano, mas tanto assim, é muita burrice dos eleitores.

CPI do Natal Iluminado

Em breve terá início os trabalhos da CPI do Natal Iluminado de 2016, o qual a ACISCS – Associação Comercial e Industrial de São Caetano, recebeu verbas de 1 milhão de reais dos cofres públicos com aporte de 200 mil da entidade, e segundo o Tribunal de Contas e a Prefeitura do município, a prestação de contas foi feita de forma irregular, com gastos em prêmios e alimentação, além de a empresa vencedora do certame ter recebido parte da verba pública antes de aprovada pela municipalidade, a qual foi aprovada em tempo recorde.
Outro pormenor descoberto através de sindicância interna que apura o repasse de verba a entidade, é que foi identificado que funcionário público fazia parte da entidade por isso saiu mais rápido o dinheiro dos cofres municipais.

Do início dos trabalhos

Segundo o vereador Tite Campanella, líder do prefeito no Legislativo, a CPI já está aprovada com maioria dos vereadores e só aguarda a conclusão da sindicância feita pela prefeitura que terá de enviar a Câmara e daí dar-se-á o início dos trabalhos, bem como a nomeação dos membros da comissão. Outro ponto que o autor da proposta mencionou que é de suma importância, será a agilidade dos trabalhos depois do envio do requerimento de informações enviado a prefeitura, podendo até ser levantado o recesso dos parlamentares durante o mês de julho. A população espera que tudo se resolva o mais breve possível, visto que a prefeitura já está cobrando à ACISCS a verba do Natal Iluminado, bem como os juros e correção monetária totalizando cerca de 1.62 milhões de reais.

“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.
Filósofa americana Ayn Rand – frase datada de 1920 – e que é pertinente aos dias atuais.

Redução no número de vereadores

Está tramitando na Câmara de São Bernardo projeto de Lei que almeja a redução do número de vereadores de 28 para 21 nas próximas legislaturas. O projeto teve aprovação relâmpago de 10 vereadores que aprovaram o projeto e em breve estará na pauta das discussões e votações em plenário.

A legação é de que a cidade não comporta os 28 vereadores, e os gastos são excessivamente grandes, cerca de 68 milhões/ano, podendo ser reduzido para cerca de 60 milhões caso ocorra a redução para a próxima eleição em 2020. Em comparação com cidades da região, São Bernardo é a que tem o maior número de vereadores.

Calote continua em Mauá

Parece mesmo que a prefeita, a Dona Alaíde Damo, mulher do ex-prefeito Leonel Damo, não gosta mesmo de pagar as contas da prefeitura, a não ser que sejam de pessoas próximas, conhecidos ou parentes. O mesmo vem ocorrendo desde quando o prefeito cassado Atila Jacomussi foi preso pela Polícia Federal dentro da operação da Merenda Escolar (Prato Feito) com dinheiro de propinas escondido em panelas na sua residência. Se antes o cassado não pagava, agora ficou ainda pior reclamam os credores que não são amigos do paço e só prestaram serviço a administração mauaense. Quem sabe já não está na hora de mudar novamente o prefeito da cidade? – até quando a população vai continuar a ver os serviços municipais e seus direitos como cidadão garantidos? – Porque a Saúde e Educação, estão cada vez piores na cidade. Enquanto isso, a prefeita já está tratando de sua campanha eleitoral.

Prestação de Contas nos Patrulheiros Mirins

0 prefeito José Auricchio Júnior, prestou contas da Prefeitura a integrantes e familiares dos Patrulheiros Mirins de São Caetano. O evento realizado também fez parte da comemoração de 60 anos da instituição, completados no dia 3 de junho.

Os investimentos em todas as áreas a partir de 2018 foram possíveis por conta de um choque de gestão em 2017. Exemplos são a revisão de todos os contratos, a redução da frota, otimização de RH e o contingenciamento do orçamento. Este ajuste fiscal gerou economia e possibilitou ações como as 43 novas viaturas para a GCM, a instalação do Sistema Detecta, novas escolas, criação do Cartão Uniforme Escolar e as novas ciclofaixas de lazer.

Frase da Semana

“Ser humano desprezível, é aquele que faz mal a uma criança e se acha acima da lei para fugir e não pagar por seus pecados à sociedade”

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.