Cantinho do Zezé – 06/07/2019

Hoje de maneira especial fazemos a reprise na íntegra na nossa homenagem nostálgica a Rádio Cacique que era identificada com os esportes, também lembrando do Jornal de São Caetano, quando da homenagem ao glorioso Clube Atlético Tamoyo, carinhosamente apelidado de o clube do Índio

Eis os dados transcritos daquela ocasião “o próprio sorriso estampado nos rostos da grande maioria dos personagens desta foto histórica de 1967, 1969 aproximadamente era a própria confirmação da união existente na equipe de locutores da saudosa Rádio Cacique (Rua Santa Catarina, 72) e o futebol amador de São Caetano do Sul, na época comandado pelo simpático e sempre sorridente Alberto Antunes, orgulhosamente uniformizado de goleiro ao lado do massagista Mario Romano, sempre identificado com o esporte de São Caetano do Sul e região e o então Reinaldo hoje atuando na co-irmã Rádio Diário do Grande ABC. Em seguida, ainda em pé, Nelson Robles (Rádios São Paulo e Bandeirantes), o então sertanejo Teixeira e seu filho Ariovaldo, Lourival Araujo França, não lembramos do elemento seguinte e que já é falecido e completando Alemão. Agachados vemos entre outros, Rubens Pavão, ladeado por filhos do conhecido José Astolphi, J. Alves, José Carlos Marques (Globo / Excelsior / Record) e o técnico da equipe Alberto do Carmo Araújo (Giba). As camisas foram gentilmente cedidas pelo C.A. Tamoyo cujo símbolo é um índio que lembra Cacique. “Como homenagem do Memórias no Cantinho do Zezé” o recorte também lembra “a equipe do União Vila São José, cujo legado de 3.531 gols fazia parte naquela oportunidade, 52 anos já se passaram, no replay feito”, a saudade daqueles que se foram, mede-se pelo tamanho das saudosas memórias dos que nos deixaram, nostalgia, amizade e muito carinho pelo que representaram. Cantinho do Zezé Memórias, Jornal São Caetano, Jornal Imprensa ABC lembrando sempre da dignidade existente até os dias de hoje.

Após o término das performances brasileiras (Seleção) verdadeiras lições foram tiradas pelas palavras de nossa maior representante Marta que superou o artilheiro Klose com 17 marcações de gols, além de ser detentora de ser pela sexta vez a ganhadora da Bola de Ouro nas Copas do Mundo Feminino. Esperamos que não só pelo que é importante para toda massa torcedora, nos sentimos na obrigação de olhar com mais carinho pela brilhante performance aliados também no programa “Os Donos da Bola” São Caetano do Sul mostra as suas repreentantes, homenagem feita no Estádio Distrital Luiz Baraldi, CER Gisela

Para matar as saudades deixamos nessa humilde homenagem o carinho de São Caetano do Sul em nome de todas nossas equipes sulsancaentanenses e inscritos na Liga Sancaetanense de Futebol. Parabéns a equipe brasileira.

Nostalgia da década de cinquenta relembra o São José Futebol Clube no dia consagrado à São Pedro, exatamente quando o clube celebrou a data de seu primeiro jogo, nota da redação a foto histórica apresenta uma inusitada partida frente ao Monte Alegre, acreditem se quiser? O cenário é onde se ergue as dependências da Câmara Municipal de São Caetano do Sul à Avenida Goiás número quatrocentos, acreditem o saudoso senhor Agenor da Silva, foi o árbitro, de paletó e gravata

Inspirado no flashback do grupo Guns and Roses o ponteiro esquerdo do São José FC que agora colabora como colunista esportivo do Jornal Imprensa ABC devido o adiantado da hora da primeira partida quando o expressinho empatava em 1×1 com gol de Xixico, iria fazer sua avant premiere, porém por essas ironias do destino, substituíra ao atleta Manolo, quando surpreso viu o jogo terminar, NB estava escurecendo, para não atrapalhar, ficou a ver navios em plena tarde. Coisas pitorescas do futebol amador, a frase para vocês curtirem: Derramei uma lágrima, porém me senti suficientemente forte para sorrir. As duas faces de uma mesma moeda, Guns and Roses (ou revólveres e rosas) fez dele o principal recordista do canarinho sulsancaetanense com 513 partidas. Advinhe quem? Brincadeiras à parte, curta o grande momento da partida Monte Alegre 5 São José Futebol Clube 4 com os protagonistas da inusitada foto.

Em pé Zé Conversa, Antenor que viria a ser destaque no rival, Jorge, João Pandeiro, Alberto, Sergião, Cheche e o saudoso Dorival. Agachados Luiz Dalla Justino, Cinco Bola, Milton Benitez, Roberto Manoel, Aparecido Brasilino alcunhado também no Monte Alegre como Pelé, Esquerdinha e o massagista Mario Lorentino. As nuvens podem esconder as estrelas, porém as nuvens passam e as estrelas permanecem. Em nossa memória o depoimento do camisa 11.

Futebol Show do União Inter Amigos espetacular, gol centenário marcado pelo avante Bruno no empate de dois tentos, registramos dois recordes, 1.200 partidas no futebol de campo, arbitrado pelo dedicado Sr. Luiz Carlos, “a de número 48” sendo 393 partidas no lendário Estádio Distrital Arthur Garbellotto no Bairro Fundação, 2.343 gols foram feitos

Estiveram em ação no já famoso tira teima semanal 26 atletas a saber. Pelo rubro negro Flamengo FC: Bruno 2, pelo verde e amarelo, Evandro e Naldo (São José) os autores dos gols. Rafael, Marcão (Mauricio), Eduardo, Fabio, Ismael, Augusto, Alexandre, Dinho, Bruno, Ratinho, Alberto (Jadson) representando respectivamente Flamengo e São José FC.

“Em memória” do saudoso Edson Luiz Zanatelli Carnevalli “Sula” obedecido de silêncio pelos atletas do União Inter Amigos.

No justo empate de 2×2 o clube fez também a homenagem ao Paulo Henrique genro do casal Helio e Cida, somados ao aniversariante.

Para as devidas anotações dos meios de comunicação jornalísticas informo totalizados 7.073 gols anotados. Na já tradicional tabelinha agradecem os leitores. Cantinho do Zezé e Jornal Imprensa ABC “nas asas da emoção”.

José Pires Maia “Zezé” – colunista esportivo.

José Pires Maia "Zezé"

José Pires Maia "Zezé"

Articulista da coluna "Cantinho do Zezé", que traz o melhor do futebol nostalgia, contando histórias dos mais diversos clubes que abrangem a região.