São Caetano lança projeto de incentivo à leitura nas escolas de Ensino Fundamental

Os estudantes de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) da rede municipal de São Caetano do Sul encontrarão um baú de tesouro dentro da sala de aula. Dentro dele, 50 livros de literatura, que as crianças poderão ler na escola ou em casa, compartilhando com a família. Formar novos leitores, estimulando o prazer da leitura, é o objetivo do Projeto Tesouro Literário, que está sendo implementado pela Secretaria de Educação.

“Fico empolgado quando vejo projetos dessa magnitude. Cada sala de aula receberá um kit com farto material para as crianças e professores. A leitura é um pilar fundamental na qualidade do ensino e espero que as famílias estimulem seus filhos a aderirem a esse lindo programa”, declarou o prefeito José Auricchio Júnior, no evento de lançamento do projeto, terça-feira (30/7), no Teatro Paulo Machado de Carvalho.
Reiterando o compromisso de sua gestão com a educação pública, o prefeito também anunciou a breve inauguração de uma escola de inglês exclusiva para os alunos da rede municipal e o sucesso da parceria com a empresa Google, que tem oferecido recursos tecnológicos às escolas da cidade.

O secretário municipal de Educação, Fabricio Coutinho, destacou que São Caetano do Sul, que já é reconhecida nacionalmente pela qualidade do ensino, dá um passo avante com a implementação do projeto. “O Tesouro Literário vem complementar o excelente trabalho que é realizado nas escolas municipais, graças ao empenho dos professores e parcerias dos pais, por meio das APMs”, disse o secretário.

Além do material pedagógico, o programa conta com formação presencial e à distância dos professores, que atuarão como mediadores na relação da criança com o livro mais adequado à sua faixa etária e estágio de desenvolvimento.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

No evento de lançamento do Projeto Tesouro Literário, cinco kits foram entregues simbolicamente a alunos da rede municipal, acompanhados de seus pais. Crianças e adultos tiveram, então, uma pequena amostra do prazer proporcionado pela leitura, graças à apresentação do grupo de contação de histórias Girasonhos, que interpretou o conto “Os Três Astronautas”, de Umberto Eco.

Na sequência, a professora Érica Araújo Verçosa, especialista em Literatura Infantil e coordenadora pedagógica do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (PE), proferiu uma palestra sobre mediação de leitura.