IPEA confirma São Caetano como a cidade mais segura da Região Metropolitana

O Atlas da Violência 2019, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, vinculado ao Ministério da Economia, confirmou São Caetano do Sul como a cidade mais segura da Grande São Paulo. Os dados analisados, divulgados nesta semana, são referentes a 2017, ano que marcou o início da terceira gestão do prefeito José Auricchio Júnior, que alçou a Segurança como prioridade de governo, ao lado da Saúde e da Educação.
Em maio, o Instituto Sou da Paz já havia indicado a cidade como a mais segura entre os 39 municípios da Região Metropolitana, que concentra mais de 21 milhões de habitantes.
Além de ser a cidade mais segura da Grande São Paulo, São Caetano avançou nove posições no índice nacional do Atlas da Violência. Em 2018, ocupava a 22ª posição entre 310 municípios brasileiros acima de 100 mil habitantes. Já em 2019, a cidade alcançou a 13ª posição.
“Resultados como os demonstrados pelo Instituto Sou da Paz, e agora, pelo Atlas da Violência, credenciam o trabalho que tem sido realizado em conjunto entre a Segurança e as demais secretarias. Além disso, não podemos deixar de enaltecer o trabalho de inteligência das polícias Militar e Civil, que, juntamente da GCM, conseguem contrapor a criminalidade”, destaca o secretário municipal de Segurança, Jorge Salgado.