Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

Auricchio lança o Programa Remédio em Casa

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, lançou segunda-feira (19/8) o Programa Remédio em Casa. A ação, integrante do Profamília, consiste na entrega de medicamentos de uso contínuo (como os de combate à hipertensão arterial e ao diabetes) diretamente a 6 mil pacientes em suas residências. O evento foi realizado no auditório do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, no Bairro Barcelona.

Inicialmente, o programa contemplará 633 pacientes do Bairro Barcelona, que, após a reinauguração da UBS (Unidade Básica de Saúde) Ivanhoé Esposito, em julho, já estão inseridos na rede de prontuário eletrônico. Os medicamentos começarão a ser entregues na segunda-feira (26/8). Em seguida, a ação será levada para os bairros Prosperidade (UBS Maria Corbeta Segato) e Boa Vista (UBS Angelo Antenor Zambom), chegando a toda cidade gradativamente.

“Não faz sentido o paciente ter de ir à UBS todos os meses somente para retirar medicamentos que a gente já sabe que ele precisa. Portanto, além de desafogar as unidades, essa é uma estratégia que visa o conforto das pessoas”, ressaltou Auricchio, ao explicar que cada entrega conterá remédios para 60 dias de tratamento – é necessária a reavaliação médica a cada seis meses.

O prontuário eletrônico permitirá identificar, além da data de entrega do medicamento, a quantidade enviada e por quanto tempo o paciente terá o remédio. Desta forma, quando estiver para acabar, o usuário receberá mais, sem a necessidade de solicitação. A entrega em casa será feita por quatro motos identificadas do Programa.

O deputado estadual Thiago Auricchio antecipou que fará indicação para que o governador João Doria leve a iniciativa do Remédio em Casa para todo o Estado de São Paulo. “É um programa pioneiro, que mostra o respeito que a Prefeitura tem com os moradores.”

Já a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, destacou o melhor acompanhamento dos tratamentos dos pacientes proporcionados pelo prontuário eletrônico e o novo programa. “Hipertensão, diabetes e outras patologias associadas não têm cura. Mas, com um melhor gerenciamento, os pacientes ganham em qualidade de vida.”

Para a adesão ao Remédio em Casa, os moradores do Bairro Barcelona que precisam de medicamentos de uso contínuo devem cadastrar suas receitas na UBS Ivanhoé Esposito. Cerca de 100 pessoas aproveitaram para registrar a solicitação já no evento de lançamento.

“Este Programa facilitará muito a nossa vida”, afirmou Cleusa Rossi Molina, de 75 anos. “É uma grata surpresa. Fico feliz em saber que a Prefeitura está atenta em melhorar ainda mais a Saúde”, externou Eliana Aparecida Fredo da Costa, de 64. Ambas as senhoras receberam os medicamentos diretamente das mãos do prefeito Auricchio.