S.Bernardo inaugura maior viaduto com vão metálico livre do País

Visando melhorar ainda mais a Mobilidade Urbana do município de São Bernardo, será inaugurado neste domingo (1°/9), o Viaduto da Praça dos Bombeiros. Responsável por ligar as avenidas Rotary e Luiz Pequini, o viário é atualmente o viaduto com maior extensão metálica em vão livre do País. São 93 metros de estrutura rodoviária sem qualquer coluna de sustentação, em projeto arquitetônico inovador.

Durante vistoria realizada nesta semana no canteiro de obras do elevado, o prefeito Orlando Morando acompanhou de perto os últimos trabalhos no viaduto, que possui 330 metros de extensão e 16 metros de largura, e promete aliviar o fluxo de veículos que circulam no sistema viário da região do Jardim Irajá, que dá acesso a cinco avenidas ramificadas da cidade.

Investimento – Orçada em R$ 81,5 milhões, sendo R$ 42,4 milhões oriundos do governo federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade Urbana, a construção do Viaduto da Praça dos Bombeiros teve suas obras retomadas pela Administração municipal em maio de 2018, após o projeto ser abandonado em 2015, pela antiga gestão.

A continuidade da construção só foi possível após o prefeito Orlando Morando captar novos investimentos para viabilização do projeto, por meio de empréstimo internacional obtido junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Atualmente, a obra encontra-se com 98% dos serviços concluídos.

Fluidez – Com a liberação do viaduto, motoristas ganharão quatro faixas de rolamento, sendo duas para cada pista, privilegiando a passagem do transporte público e fazendo a conexão com os futuros corredores exclusivos em obras na cidade.

“O viaduto irá reduzir os transtornos provocados nessa região, principalmente, para os motoristas que seguem em direção as avenidas Rotary, Luiz Pequini, Prestes Maia, e a Rua Tiradentes”, explicou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.