GCM de São Caetano completa 66 anos como referência para o ABC

Com um contingente de 432 guardas a Guarda Municipal de São Caetano (GCM) é referência para o Grande ABC e o Estado de São Paulo em seus 66 anos de existência.

Criada em 1953 por Lei Municipal pelo então prefeito Anacleto Campanella, a instituição ‘nasceu’ sendo chamada de Guarda Noturna, depois passou pela denominação de Seção de Polícia Municipal e, em 1988, com a promulgação da Constituição Federal, foi criada a Guarda Municipal, pelo prefeito à época, Hermógenes Walter Braido. Em abril de 2000, na gestão de Luiz Olinto Tortorello, surgiu a Guarda Civil Municipal.

A GCM atua no policiamento preventivo e comunitário, na proteção dos bens públicos, serviços e instalações municipais, por meio de sistema inovador e implantação de programas moldados à realidade da cidade. Com o Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei 13.022/2014), passou a atuar permanentemente para a proteção sistêmica da população, de forma integrada a outros órgãos da segurança pública, tornando-se uma força a mais no combate à violência urbana.

Hoje, comandada pelo GCM 1ª Classe Claudinei da Silva Magalhães, a GCM é composta em sua estrutura organizacional pela Divisão de Operações Especiais, formada pela Rotam (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas), ROMU (Rondas Municipais) e o Canil, considerado exemplo no ABC. Conta, ainda, com as Viaturas Setoriais, Ronda Escolar, Teatro de Fantoches e o Pelotão de Ciclopatrulha.

“A Secretaria Municipal de Segurança parabeniza a GCM pela sua composição ativa, inativa e aqueles que passaram pela instituição, dando sua própria vida pela sociedade são-caetanense” – Jorge Martins Salgado, secretário municipal de Segurança.