Vídeo circulou nas redes sociais

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

20 de Setembro

O Jornal Imprensa ABC foi o semanário que mais sofreu com a censura de informações nos últimos anos na cidade, e as provas disso foram várias queixas crime e registros de Boletins de Ocorrências nas delegacias de São Caetano e até da seccional, porque meliantes não permitiam a circulação do jornal e praticaram assaltos roubando centenas de milhares de jornais durante a última campanha eleitoral.

Desconfiamos de quem possa ser o responsável, mas, até hoje o caso não foi resolvido pela justiça. Mas isso não vem ao caso hoje.

Dias atrás transmitiram um vídeo em que um casal está retirando um informativo das casas e carros e fizeram um grande alarde nas mídias sociais. Não era para tanto, porque no vídeo apresentado só retiraram, de um carro e uma casa, e isso não é caracterizado crime, mas por outro lado, a polícia poderia tentar identificar o casal para esclarecer os fatos. – Ou, o casal em foco bem que poderia se apresentar a delegacia e tirar toda essa exposição. Nada mais justo ter o nome limpo nos tempos atuais.

De tradicional não tem nada

A Praça 1º de Maio, nos tempos áureos de 1960, essa sim era tradicional, com sua concha acústica, suas árvores que se destacavam esplendorosamente na avenida Goiás. E as crianças, muitas delas, hoje adultas viam sua rampa como um grande escorregador. Isso era tradicional. O que fizeram com a praça, não tem nada de histórico e muito menos cultural, porque não significa nada para São Caetano. O cartão postal dos anos 60, foi demolido e deu lugar a estes arcos que simboliza sim, o fim de administrações que só souberam destruir o que a cidade tinha de bom. Se destruírem agora não fará falta alguma, o local que só se transformou em ponto de drogados desde a sua inauguração em 2004. Sou a favor que se faça justiça a população e devolva a praça a comunidade do jeito que era. Destruíram uma praça e construíram outra no local, só para homenagear um político da época. Poderia dar seu nome aos arcos da Fundação das Artes também construído pelo mesmo prefeito. Afinal o que significa os arcos para a cidade?

Mauá em foco

O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, não perdoou nenhum secretário da ex-vice interina Alaíde Damo, que guardou sua cadeira por quatro meses enquanto cumpria reclusão em Tremembé e depois cassado por dois meses pelo Legislativo e ganhou o direito de retornar ao posto novamente depois de muito espernear pelos tribunais paulistas. Será que agora o prefeito aprendeu a lição? – ou em breve voltará para trás das grades. Lembrando que Atila só assumiu através de liminar do TJ – Tribunal de Justiça, mas pode ser cassada. Enquanto isso, está montando novamente seu secretariado na cidade. Muita gente pergunta, – por quanto tempo ele conseguirá se manter com a liminar no poder? – e ainda quer ser prefeito novamente.

Enquanto que no Legislativo…

O vereador Marcelo Oliveira, do Partido dos Trabalhadores, pede providência para que seja anulado o pregão presencial para a municipalidade adquirir produtos para uso nas repartições públicas municipais, que notadamente estavam com produtos superfaturados. Entre os itens com valores bem acima do mercado estão – vassouras, rodos, escovas de vaso sanitário e sacos de lixo. De acordo com o repúdio do vereador, alguns preços destes itens superam a casa dos 500%, um absurdo, porque o município passa por sérias dificuldades financeiras e pagar preços exorbitantes em leilão. Uma medida pedida pelo vereador Marcelo, é a imediata revogação da concorrência pública.

As eleições estão chegando novamente

Faltando pouco mais de um ano para as próximas eleições municipais em todo o país, em muitas das cidades a população não tem muito a comemorar principalmente de algumas cidades do Grande ABC. Região muito disputada em todas as eleições e considerada o berço do petismo vai dar muito trabalho aos atuais mandatários da região. Lembrando que em algumas, mas que em outras. Por isso, alguns mandatários de partidos são acomodados em administrações municipais, para que não deem problemas futuramente nas eleições municipais. A população deveria ficar atenta para essas contratações, visto que é com dinheiro de impostos que fazem o jogo político, e quem acaba pagando a conta somos todos nós. A justiça poderia fiscalizar mais atentamente estas contratações, pois serve meda de troca na hora da eleição. Já basta que os partidos políticos, tem o tal fundo partidário de bilhões de reais anualmente para manterem suas estruturas, o que não deveria também ocorrer. Isso é democracia? – onde o povo pagar por mordomias políticas? – é de se pensar.

Só legisla em benefício próprio

A Câmara Federal mais uma vez demonstrou que só gosta de trabalhar em beneficio de seus pares e quando se trata de verba pública é pior ainda, isso quando ainda tem um aliado mais poderoso que assina o cheque como o governo Bolsonaro. Nesta semana mais uma vez foi demonstrado que nossos deputados federais irão encher seus bolsos nas próximas eleições, ao deixar livremente o uso do caixa dois nas campanhas eleitorais de 2020. Os políticos que estão sendo criminalizados via TREs dos Estados pela prática e até alguns que foram cassados estes políticos terão uma sobrevida e poderão requerer seus mandatos de volta e aqueles que ainda estão em julgamento pelos tribunais ainda terão algumas liminares a seus favores. Será que tudo isso vale a pena? – para que elegermos políticos que no poder legislarão somente em causa própria? – Cadê a dignidade dos políticos? – A justiça está sendo banalizada cada vez mais.

Frase da Semana

“Antes de acusar alguém por alguma coisa errada, olhe para trás e veja o que você já fez” – Anônimo

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.