Foto da família Fiorotti em 1909 que integra a mostra Retratos do Passado (Foto: Centro de Documentação Histórica/FPMSCS)

Pró-Memória reabre espaço expositivo com mostra fotográfica

A partir da próxima sexta-feira (27/9), às 11h, os frequentadores do Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro São José) vão ganhar mais uma atração com a reinauguração do Salão Expositivo da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul no local.

O espaço passou por completa revitalização com pinturas interna e externa, novo sistema de iluminação e projeto expográfico moderno e versátil. Marcando o fato, a Pró-Memória apresenta a inédita exposição Retratos do Passado.

Composta por dezenas de imagens produzidas entre o período que vai do final do século XIX e a década de 1930, a mostra traz retratos de famílias, homens, mulheres e crianças, antigos moradores da cidade, que apresentam suas singularidades, mas também demonstram diversos padrões, presentes nas atitudes dos retratados e nos trajes, cenários e aparatos que constroem a linguagem do retrato da época.

Naquele período “tirar um “retrato”, como se dizia, era um acontecimento. As fotos eram produzidas em sua maioria das vezes em estúdio e contavam com preparo todo especial para a ocasião: as mulheres arrumavam o cabelo e os homens faziam a barba. Todos vestiam a melhor roupa. A emoção tomava conta dos que seriam retratados, e estes deveriam obedecer, à risca, as instruções do fotógrafo. Era preciso fazer pose mesmo, e permanecer imóvel por alguns minutos, para o registro ficar perfeito.

A exposição Retratos do Passado tem visitação livre e gratuita e fica em cartaz até 21 de fevereiro de 2020. O Salão Expositivo da Pró-Memória no Espaço Verde Chico Mendes funciona de terça a domingo das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 4223 4780.