Prédio que abrigará Fabrica da Cultura em SBC tem obras iniciadas

Espaço será transformado em um centro de cultura e economia criativa voltado especialmente a formação artística dos jovens

Teve início as obras da próxima Fábrica de Cultura a ser instalada em São Paulo e a primeira unidade de São Bernardo. Com a presença do Governador João Doria, o prefeito Orlando Morando oficializou o início dos serviços que deverão durar cerca de cinco meses. Após a conclusão da obra, o prédio será gerido pelo Estado, que lançará chamamento público para contratação da Organização Social que executará os projetos culturais.

“O museu seria feito e entregue fundamentalmente para cultivar a personalidade de uma única pessoa. Agora, será um museu para cultivar a personalidade de todos aqui de São Bernardo do Campo. Aqui será a Fábrica da Cultura, que será um mega equipamento por sua dimensão. Não há nenhum outro equipamento da Fábrica de Cultura com este formato no Estado de São Paulo. Até março do ano que vem, toda obra estará concluída e, até a metade do ano, o equipamento deverá estar funcionando. Teremos um equipamento funcional, inovador e digital”, destacou o Governador.

O programa é desenvolvido pelo Governo do Estado desde 2011 e oferece em espaços gratuitos, principalmente para jovens, atividades e formação artística nas mais diversas áreas e linguagens, como teatro, dança, música, circo, biblioteca e multimeios. O programa promove o desenvolvimento das pessoas por meio da valorização e ampliação de universos culturais, de situações de convivência e experiências artísticas.

A unidade de São Bernardo será instalada na região central do município, nas proximidades do Paço Municipal. Em 2017, foi assinado convênio com a atual gestão da prefeitura para viabilizara instalação da Fábrica da Cultura, contudo, as obras não puderam ser iniciadas por determinação da Justiça. Em setembro, a Prefeitura de São Bernardo conseguiu junto à Justiça a liberação da troca do projeto para o prédio, finalizou o processo licitatório e contratou empresa (Harus Construções Ltda) para concluir por R$ 4,5 milhões.