Com o objetivo de modernizar a frota de transporte coletivo, a Prefeitura de Mauá entregou 53 novos ônibus, além de retornar com seis linhas do Expresso Mauá, das 5h às 20h em dias úteis, reduzindo o tempo de viagens dos passageiros em percursos com menor número de paradas.
Dos 53 novos ônibus, 43 são veículos Midi (capacidade para 66 pessoas, sendo 36 sentadas e 30 de pé) e dez convencionais (85 usuários ao todo, englobando 44 sentados e 41 de pé) com suspensão a ar, ambos com chassis do modelo Mercedes-Benz e carroceria Marcopolo Torino. Os coletivos vêm com conectores de USB para carregamento de aparelhos móveis, rede Wi-Fi, câmera de segurança, assentos estofados com apoio para cabeça e climatizador de ar.
Parte da frota contará até o fim do ano com validadores providos de leitores de QR Code, para usuário realizar o pagamento do deslocamento antecipadamente por meio de aplicativo para celulares, também com previsão de lançamento em 2019. Além disso, os passageiros poderão futuramente pagar a tarifa no valor de R$ 4,30 em viagem unitária – com exceção a quem recebe benefícios de gratuidades – via cartões de débito e crédito, a fim de garantir maior segurança e praticidade.
As linhas do Expresso Mauá retornam a partir desta quarta-feira (9), para os bairros Jardim Itapeva, Jardim Hélida, Vila Mercedes, Sertãozinho, Jardim Sônia Maria e Vila Feital, depois da paralisação durante o governo anterior. Segundo a Secretaria de Transportes, o passageiro poderá se deslocar entre a origem e destino em tempo médio de aproximadamente 25 minutos.