Ao completar o primeiro aniversário de operação na planta industrial de Santo André, o Programa Fábrica Aberta, iniciativa pioneira de visitas monitoradas criado pela Unipar, bateu a marca de dois mil visitantes desde seu início. A marca simboliza o sucesso do programa na região do ABC, local onde já construiu importantes parcerias com instituições de ensino e com o poder público.
O Fábrica Aberta é uma iniciativa pioneira da Unipar, que começou há 34 anos na fábrica de Cubatão, e representa a cultura de abertura da empresa para as comunidades em volta das plantas industriais e para toda a população. O programa permite ao público externo conhecer o processo produtivo, medidas de segurança e práticas de preservação do meio ambiente, sendo considerado como um marco neste último quesito. Em 2018, passou a fazer parte de todas as fábricas e já acumula, ao longo das últimas três décadas, cerca de 120 mil visitas.
A trajetória do Fábrica Aberta e a força desse nome possibilitou que, logo em seu primeiro ano no ABC, o programa já celebrasse importantes parcerias. Entre as principais, está a adesão aos programas de Turismo Industrial dos municípios de Santo André e São Bernardo do Campo. “Essas parcerias servem também como reconhecimento do poder público e outras instituições da força do programa, assim como sobre a iniciativa e o pioneirismo da empresa ao apresentar este conceito. Ficamos felizes em ver que os roteiros municipais enxergam no Fábrica Aberta uma forma de aumentar a adesão do público”.