Medicamentos são produtos elaborados com a finalidade de prevenir, curar doenças ou aliviar seus sintomas, sendo produzidos com rigoroso controle técnico para atender às especificações determinadas pela Anvisa .
Cada medicamento tem um conjunto de ingredientes próprios e na fase de desenvolvimento os laboratórios farmacêuticos realizam estudos rigorosos para determinar a estabilidade e o tempo que esses ingredientes vão permanecer sem deterioração, ou seja, a vida útil do medicamento. Portanto, se a data de vencimento expirar não há garantia de que o medicamento terá total efeito.
O vereador de São Caetano do Sul Dr. Seraphim, apresentou indicação que impede o recebimento pelos órgãos públicos de Saúde de medicamento que tenha ultrapassado 30% (trinta por cento) do seu prazo de validade. Essa medida pretende garantir a longevidade dos medicamentos oferecidos a população e impedir qualquer tipo de desperdício e trazer economia aos cofres públicos.
“Na compra de grandes quantidades de medicamento devemos assegurar que o lote possua uma vida útil e longa principalmente em casos de campanhas anuais de vacinação.” Completou o autor da indicação Dr.Seraphim.