Deficientes visuais participam de treinamento em ônibus de Sto. André

Iniciativa da Diocese de Santo André, em parceria com a SATrans, orienta passageiros cegos e com baixa visão a como realizar viagens seguras

A SATrans, e a Diocese de Santo André se uniram em uma iniciativa voltada à inclusão de pessoas com deficiência visual. Um ônibus foi disponibilizado para a realização de treinamento, com o objetivo de orientar os passageiros a como utilizar o transporte público com segurança e autonomia.

O veículo da viação Guaianazes ficou estacionado na Praça do Carmo, no centro da cidade, quando foram realizadas diversas atividades, com foco na mobilidade das pessoas cegas e com baixa visão, dentro e fora deste meio de transporte.

O Curso de Orientação e Mobilidade promovido pela Diocese visa estimular a autonomia deste público. A representante da pessoa com deficiência visual do setor de inclusão da Diocese, Rosilene Pova, explica que treinamentos como este desenvolvem diversas percepções sensoriais no indivíduo.

O treinamento contou também com atividades práticas voltadas ao embarque e desembarque seguros, como realizar o deslocamento dentro dos coletivos, a utilização da catraca e localização dos assentos preferenciais.

Os técnicos da SATrans, que gerencia o transporte público municipal de Santo André, realizaram um trabalho de reconhecimento integral dos ônibus, dos assentos, localização do motorista, do compartimento do motor, além de percorreram o caminho deste a porta dianteira até a traseira, a percepção da catraca, treinar o embarque e desembarque com bengala longa e dobrada, além de perceber a presença ou não de usuário no banco antes de sentar.