População terá ampliado acesso aos serviços públicos em São Bernardo

1ª edição do evento trouxe, ao bairro D.E.R, ações de Saúde e de Zoonoses, além das unidades móveis do CTR e Sebrae e palestras do Senac e Senai

A Prefeitura de São Bernardo lançou no bairro D.E.R., o projeto-piloto “Comunidade em Ação”, que visa ampliar ainda mais a disponibilidade dos serviços públicos nas áreas de Saúde, Segurança, Educação e Assistência Social à população, por meio de ação intersecretarial junto às comunidades. O programa também reuniu, em um só lugar, informações e encaminhamentos para trabalho e empreendedorismo, além de cultura e lazer de forma gratuita, aos participantes.

Para dar largada à ação, o CRAS V (Centro de Referência à Assistência Social), que atende a cinco bairros diferentes e próximos da área central, foi escolhido para receber a extensa programação. Para isso, contou com o esforço conjunto das secretarias de Assistência Social, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Segurança, Fundo Social de Solidariedade, Meio Ambiente e Proteção Animal. Mais de 1.000 pessoas passaram pelas diferentes tendas de atendimento, palestras de orientação profissional e áreas de recreação, preparados em torno da unidade.

Para o secretário de Assistência Social, Carlos Romero, essa 1ª edição concretiza uma frente iniciada nesta gestão, na qual a pasta atua como uma porta de entrada aos serviços municipais. “Nosso objetivo é tornar o ‘Comunidade em Ação’ uma ferramenta contínua, que percorrerá todas as regiões de São Bernardo, reforçando toda a infraestrutura que dispomos para melhorar a condição de vida, social e de bem-estar das famílias. Muitos ainda não têm percepção completa dos centros de referência e por isso é fundamental levarmos a informação por todo o município”, pontuou.

IMPACTO – A repercussão da estreia do projeto trouxe moradores da região do D.E.R, mas também de outras localidades, como do bairros Santo Inácio, Ferrazópolis, Calux, além de pessoas de outras cidades do ABC. A moradora Magna Geane Costa ficou surpresa com a organização e as opções do evento. “Soube pelos vizinhos que haveria atrações musicais na praça, mas fui surpreendida pela oferta de trabalho e palestras qualificadas”, avaliou. Mariana Luite e Bruno Morato estavam entre os que conferiram pessoalmente o suporte da unidade móvel do CTR e já foram encaminhados às seleções para um posto de trabalho.