Que o cinema francês adora retratar momentos históricos do país em seus longas já não é novidade para os amantes do gênero. E a Revolução Francesa muitas vezes tem seu destaque, em obras como Maria Antonieta (2006), Caindo no Ridículo (1996) e Danton – O processo da Revolução (1983).
Agora, chegou aos cinemas nesta semana, o longa “A Revolução em Paris”, terceiro do diretor Pierre Schoeller – de O Exercício do Poder (2011).
A trama se passa na França de 1789, um pouco antes da Revolução Francesa, quando o povo se mostra cada vez mais descontente com o rei Luís XVI, pedindo para que o monarca deixe o luxo do palácio de Versalhes para descobrir toda a miséria que atinge Paris. Então, juntos vão à Assembleia Nacional pressionar em nome de uma revolução. E, com as lutas nas ruas e a queda da Bastilha, surgem as condições para o nascimento da República francesa.
Fotografia e trilha sonora do filme devem ser lembrados, pois fazem com que momentos como os das batalhas e os de mais dramaticidade sejam ressaltados.
A Revolução em Paris, com certeza é um filme que merece ser apreciado por todo seu contexto histórico. Fica a dica para o fim de novembro.
Classificação: 14 anos
Elenco: Gaspard Ulliel, Adèle Haenel, Olivier Gourmet
Direção: Pierre Schoeller
Gênero: Drama, Histórico