Comerciantes reclamam de entidade

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

29 de Novembro

Isso mesmo. A inoperância da Associação Comercial de São Caetano com o comércio da cidade é gritante. Mais uma vez o município e seu comércio não receberão ornamentos natalinos para incentivar o comércio, o que acontece em toda a região do Grande ABC.

A entidade envolta de uma CPI para apurar irregularidades em repasses municipais para o Natal Iluminado de 2016, que está em tramitação na Câmara Municipal a pedido do Tribunal de Contas do Estado e da Prefeitura Municipal, que viu ilícitos nas contas prestadas pela ACISCS no repasse de 1 milhão de reais para prover a cidade de ornamentos natalinos.

Com isso quem sai perdendo é a cidade, a população e o comerciante que perde espaço para outras cidades, mais bem planejadas neste quesito na principal comemoração anual e mundial. Será que é difícil gerir dinheiro público, sem querer desvirtuar seus fins? – se são eleitos, os presidentes ao menos deveriam ter a dignidade de perceber que o dinheiro que irão administrar não é de propriedade particular e tem de tratá-lo, com cautela e zelo.

Isso serve também para políticos que se acham no direito de desvirtuar as contas públicas e ser notificados pelos Tribunais de Contas. Mas esse é outro assunto, que também deveria ter a mesma cautela.

Que os culpados pelo Natal Iluminado de 2016, segundo o TCE, sejam punidos e devolvam aos cofres municipais as quantias a eles confiadas e mal geridas, com juros e correção.

Aumentou a pena de Lula

Parece que o ex-presidente Lula para ficar fora da cadeia terá muito trabalho à frente com seus advogados, visto que os juízes do TRF-4 – aumentaram sua sentença de 12 anos para 17 anos de cadeia, indo contra orientação do Supremo Tribunal, que livrou ele da cadeia há alguns dias atrás, por entender que não cabe prisão na sentença da segunda instância, só no final do processo.

A decisão dos juízes do TRF-4, além de reduzirem os direitos do ex-presidente na sentença da última quarta-feira, ainda coloca pressão e uma queda de braços em todas as decisões do Supremo Tribunal Federal e principalmente sobre os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello.

Metido em polêmicas

O prefeito Atila Jacomussi, para estar na mídia, ele sempre está arranjando um meio de aparecer. Desta vez, a bronca da população e dos vereadores e por causa do aumento da taxa do esgoto na cidade de Mauá. Pelos cálculos, ele aumentos a taxa de esgoto para o próximo ano em 18,26%, contrariando parecer da Arsep – Agência Reguladora de Serviços Públicos, que pediu a revogação do aumento, porque o prefeito não fez estudos técnicos para aumentar a taxa, o que é proibido por lei.

Se antes, Atila tinha sido preso por duas vezes pela Polícia Federal e tinha aparecido em mídia nacional, agora quer aparecer em mídia regional, quando manda propostas para aumentos sem critérios, prejudicando a população e causando prejuízo ao erário público e a empresa que tem a gestão da rede de água e esgoto na cidade, a BRK Ambiental, que não reconheceu o teor do projeto do prefeito. A pergunta que fica é a seguinte: Será que Atila vai continuar até o fim de seu mandato, que está com a liminar sendo questionada na Câmara?

FUABC terá nova presidente

A médica Adriana Berringer Stephan, é a indicada pelo prefeito José Auricchio, para assumir a presidência da Fundação do ABC para o biênio 2020/2021, em substituição a José Antônio Acemel, que foi indicado pelo prefeito Orlando Morando.

Adriana Berringer é a atual vice-presidente da entidade e sua indicação faz parte do revezamento entre as três prefeituras da região – Santo André, São Bernardo e São Caetano que administram em conjunto a FUABC, que no próximo ano terá um orçamento estimado em 2,3 bilhões de reais.

Que não se entusiasmem

Os candidatos das próximas eleições que ainda não conhecem as regras eleitorais, também não devem saber que: só não terá coligação partidária em nível de vereadores. Portanto, quanto mais votos e eleitores, será mais fácil conquistar uma cadeira no legislativo de sua cidade.

Só terão vagas garantidas nos legislativos os vereadores mais votados em cada cidade. A escadinha acabou na eleição passada. Se forem menos votos, a dificuldade aumenta para todos. Portanto incentive os eleitores que não fizeram a biometria a se dirigirem aos cartórios eleitorais até o dia 19 de dezembro. Caso contrário, quem sairá perdendo é você, candidato.

Frase da Semana

“As pessoas que fazem a diferença, não são as que têm dinheiro, mas as que se importam!” – Anônimo

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.