Sapo equilibrista, vulcão químico, corrida de tartaruga, chapéu de pinguim e coruja cambalhota. Esses são apenas alguns exemplos de atividades da programação de férias da Sabina Escola Parque do Conhecimento, que encerrará o período de recesso e abrirá as portas a partir da próxima terça-feira (7).
A programação especial de férias da Sabina será realizada durante todo o mês de janeiro, de terça a domingo, e está disponível no site sabina.santoandre.sp.gov.br. O equipamento fica na rua Juquiá, altura do nº 135, na Vila Eldízia, e funciona das 9h30 às 17h.
Em cada terça-feira do mês será realizada a atividade “Terça de Física”, que trará oficinas para construir um sapo equilibrista, um caleidoscópio, com suas imagens formadas pelo jogo de espelhos, e ensinar sobre centro de massa.
Às quartas-feiras acontecem as “Quartas de Histórias”, onde o público aprende a construir dedoches (fantoches de dedos) e pode acompanhar a contação de uma linda história. Na quarta também acontece a atividade “O Mistério da Sabina”, uma divertida caça ao conhecimento por toda a Sabina. Nesse dia tem ainda oficina no Laboratório Astronômico do Planetário, para quem quer aprender a construir um móbile planetário.
As quintas-feiras são dedicadas aos experimentos. Quem for à Sabina vai poder ver o poder de um vulcão químico, e se divertir fazendo uma bolinha pula-pula enquanto aprende a poluir menos o meio ambiente. Nesse dia da semana o público também pode conferir as “Corridas de Tartaruga”, que acontecem em um grande jogo de tabuleiro no qual as crianças serão as peças.
Toda sexta-feira a garotada vai poder participar de oficinas de pipas e de mini-ampulhetas. E também às sextas o Planetário traz sessões especiais totalmente voltadas para o público infantil. As sessões são “Giramundo Noite Dia”, ”O Nosso Endereço Cósmico” e “O Aniversário de Pingo”.
No final de semana também tem muita atividade e diversão, como as oficinas de telefone com fio, a de terrário (que é um miniecossistema autossuficiente feito dentro de recipiente), a da coruja cambalhota, para aprender brincando conceitos de física, a de chapéu de pinguim e a de chapéu de tubarão, para aprender mais sobre esses animais enquanto o público se diverte. Outras atrações são o Jogo da Senha, para exercitar o raciocínio, e as sessões do Planetário.
O ingresso para entrar na Sabina é grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes pagam R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Cinedome de Santo André – Johannes Kepler pagam R$ 30, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina.
Reconhecimento do céu – No dia 25 de janeiro (sábado), a programação de férias da Sabina traz o minicurso de reconhecimento do céu, que vai oferecer ao público a possibilidade de explorar os astros como planetas, estrelas, constelações, entre outros, e saber mais sobre a história da astronomia.
O encontro promoverá, ainda, uma viagem no tempo, já que o Planetário tem recursos para levar o visitante a uma época em que não havia poluição química e luminosa, com a projeção de um céu com mais de 6.000 estrelas e diversos objetos de céu profundo, como a Via Láctea, nebulosas e galáxias. O curso acontece das 8h às 10h e é gratuito, mas quem quiser passear pela Sabina após o curso precisará adquirir o ingresso.
As inscrições para o minicurso de reconhecimento de céu terminam dia 23 de janeiro, e dever ser feitas através do link https://forms.gle/F6k9AVcdM5ZdTK94A
Outras atrações – Além das atividades de férias, os visitantes vão poder curtir também todas as atrações da Sabina, como a réplica em tamanho natural de um esqueleto de Tyranossauro Rex, de 12,8 metros de comprimento, e a réplica em tamanho natural de um Ceratossauro, que é robô, se mexe e emites sons. Outra atração é o pinguinário, com os simpáticos pinguins-de-magalhães. Será possível também conferir a beleza da tartaruga Valente, que chegou na Sabina em agosto, após ser resgatada no litoral do Rio de Janeiro, depois de ficar com os olhos doentes.
Os visitantes também podem sobrevoar Santo André e fazer um mergulho, para conhecer o fundo do mar na região da área preservada da Laje de Santos, com a ajuda de uma Nave Simuladora, ou ainda, experimentar a sensação de estar em um terremoto no simulador Fúria da Natureza.
Para os pequenos, a Tenda Sensorial proporciona uma experiência divertida de descoberta dos sentidos. Os sentidos também são o foco do Jardim Sensorial, que fica do lado de fora do pavilhão, mas é ao ar livre e voltado para crianças com idade acima dos 4 anos e para os adultos. Não é preciso pagar ingresso para visitar esta atração.
Tudo isso sem contar os experimentos interativos de física, química e biologia do piso superior. Entre eles estão o famoso Gerador de Van De Graaf, que deixa os cabelos em pé, provocando muitas risadas dos visitantes, e a bicicleta geradora de energia. O visitante pode ouvir música no rádio com a energia que produz ao pedalar.
Mais informações sobre a Sabina e o Planetário e Cinedome podem ser obtidas no site http://sabina.santoandre.sp.gov.br/