Sesc Santo André exibe documentário ‘Perspectivas em cena’

O Sesc Santo André exibirá, na próxima quarta-feira (29), a partir das 18h, o documentário Perspectivas em cena, uma produção que busca valorizar histórias de moradores das comunidades de Vila Palmares, Vila Sacadura Cabral, Tamarutaca, Jardim Cristiane e Jardim Alzira Franco.

O curta-metragem foi produzido, no fim do ano passado, pelo coletivo MDDF (Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores em Núcleos Habitacionais de Santo André) e por moradores das cinco comunidades, o que traz um olhar mais atento, poético e humanizado da periferia.

“Os personagens do documentário têm importância nos bairros onde vivem, são exemplos de superação, solidariedade e luta social. A produção também mostra o cotidiano da periferia, que reforça características como sobrevivência, convivência, orgulho e cooperação”, explica Carolina Estéfano, que coordenou o projeto Favela Na Tela, responsável pela produção. A iniciativa, financiada pelo Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de Santo André, possibilitou que jovens moradores de regiões carentes aprendessem sobre produção e edição de vídeo, roteirização e captação de imagens.

No Sesc Santo André, o Perspectivas em cena será exibido no Espaço de Tecnologia e Artes. Também haverá discussão sobre o processo de produção do documentário e ‘a favela que eu vejo’, além de apresentação do músico e poeta Éverton Ferreira Marques, o Mc Araújo Paz, de 31 anos, que é morador do Alzira Franco, militante da cultura hip hop e um dos participantes do projeto Favela Na Tela. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição para participar. O Sesc está localizado na rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar.