Uma iniciativa inédita teve início em Santo André com apoio do Governo do Estado, o projeto Clube de Leitura 6.0 que incentivar o hábito de ler em munícipes da terceira idade, promovendo assim um envelhecimento ativo e saudável.
O projeto é realizado em parceria com o Fundo Estadual do Idoso, e oferece leitura gratuita de livros digitais, rodas de conversas e sessões semanais de biblioterapia em grupo.
18 cidades paulistas incluindo agora Santo André que é o primeiro município do ABC a contar com o programa. Cada clube de leitura possui, em média, dez membros, que se reúnem uma vez por semana para ler e falar sobre o livro lido. Os encontros, de duas horas, são sempre no mesmo lugar e horário.
Na primeira parte, as leituras, em voz alta ou individualmente, são feitas nos tablets fornecidos pelo projeto. Em seguida, acontecem as rodas de conversa com sessões de biblioterapia. Voluntários ensinam os idosos a manusear os aplicativos de leitura em tablets, celulares e computadores.
O lançamento do projeto foi feito pelo prefeito Paulo Serra, que aproveitou a ocasião para anunciar que o Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André) vai passar a funcionar em um novo espaço.
O Clube de Leitura 6.0 é uma iniciativa do Observatório do Livro e da Leitura, uma fundação privada com sede em Ribeirão Preto, selecionada em edital para captar recursos pelo Fundo do Idoso do Estado de São Paulo.
Interessados em se inscrever devem entrar em contato com o Crisa, no telefone 4992-8132, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) Utinga, Vila Luzita, Alzira Franco ou Ana Maria.