Comunicação não é uma arte que todos dominam. Ou somos donos das nossas palavras, ou escravos delas. Por isso, a fim de melhorar o seu relacionamento com a sua própria lábia, confira agora 4 dicas para tornar seu discurso mais sincero, empático e responsável!
Seja um bom ouvinte
Você só saberá se comunicar bem se souber ouvir bem. Entenda quais palavras são sensíveis para as pessoas, busque compreender temas polêmicos a fim de evitar confusões. Evite julgamentos e tenha empatia, essas características lhe farão um ótimo ouvinte.
Expresse-se
Fale o que sente, o que pensa, mas sempre organizando seus próprios pensamentos antes de colocá-los em palavras. Falar coisas por impulso ou da boca para fora só atrairá decepções.
Preste atenção aos sinais não verbais
Os sinais não verbais lhe servirão como dicas para saber se está adotando um bom discurso ou se deve mudar a estratégia.
Use as palavras certas
Palavras despertam sentimentos, e podem tanto aproximar pessoas quanto afastá-las. Durante uma DR, dizer muito “você” pode atrair um tom acusatório para a conversa o que ocasionará mais brigas. Em uma reunião, dizer “nós” traz mais proximidade da liderança com os funcionários. Sendo assim, pense na mensagem que quer passar, e escolha as palavras certas.
E lembre-se, ao se ver numa situação em que não sabe se deveria falar algo ou não. Não fale! Pense mais no ponto de vista das outras pessoas, nas possíveis versões do que aconteceu, coloque sua empatia em prática, e mais uma vez pense nas melhores palavras a serem ditas!