Programa Remédio em Casa é lançado no Bairro Cerâmica

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, nesta semana o Programa Remédio em Casa no Bairro Cerâmica. A iniciativa visa dar mais conforto e facilitar a vida das pessoas por meio da entrega domiciliar de medicamentos, sem a necessidade de o paciente se deslocar até as farmácias da rede municipal.

Neste primeiro momento, o Remédio em Casa atenderá cerca de 7 mil pacientes cadastrados no Programa Hiperdia, que precisam de medicamentos de uso contínuo. A distribuição residencial já começou também nos bairros Barcelona, Prosperidade, Boa Vista, São José, Oswaldo Cruz, Olímpico e Santa Paula, e chegará a todos os demais gradativamente. No Cerâmica, serão contemplados 380 moradores.

“O Remédio em Casa, além de oferecer mais conforto ao paciente, eliminando o deslocamento e a espera, garante o melhor tratamento possível, já que nos permite gerenciar a correta administração dos medicamentos”, frisou Auricchio. “Começamos por hipertensos e diabéticos porque essas duas doenças, quando se somam e sem o controle adequado, trazem série de agravos à saúde do paciente, com prejuízos ao sistema circulatório, por exemplo”, esclareceu.

A ação chega ao bairro graças à implantação do prontuário eletrônico na UBS (Unidade Básica de Saúde) Moacir Gallina, entregue revitalizada em novembro. O sistema permite identificar, além da data de entrega do medicamento, a quantidade enviada e por quanto tempo o paciente terá o remédio. Desta forma, quando estiver para acabar, o usuário receberá mais, sem a necessidade de solicitação. “O Remédio em Casa é um programa pioneiro”, ressaltou a responsável pela Secretaria de Saúde, Eliana Rstom.

As entregas são feitas por quatro motos identificadas do Programa. As caixas contêm remédios para 60 dias de tratamento – é necessária a reavaliação médica a cada seis meses.

Os pacientes com hipertensão arterial e/ou diabetes contemplados pelo Remédio em Casa e que precisam de outros medicamentos de uso contínuo (como os de controle do colesterol, por exemplo) também recebem estes itens em casa.

O Programa foi elogiado por Luiza Martins, de 74 anos, que recebeu os medicamentos diretamente das mãos do prefeito Auricchio. “Retirava o remédio na UBS. É perto, mas às vezes esquecia e lembrava no fim de semana, o que interrompia o tratamento. Outras vezes tinha dores nos joelhos. São dificuldades que agora não terei mais. Receber em casa será maravilhoso”, avaliou.