Durante o período de quarentena para combater o avanço do novo coronavírus no Estado de São Paulo, os técnicos do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) da Secretaria da Justiça e Cidadania desempenham as atividades com um plano diferenciado de atendimento. Por meio do teletrabalho, os psicólogos e assistentes sociais atendem as vítimas assistidas nas unidades da capital e dos municípios de Barueri, Suzano, Araçatuba, Santos e São Vicente. Os profissionais têm contatado as vítimas para avaliar o impacto da pandemia da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) em seus cotidianos, bem como para oferecer a possibilidade de atendimento psicológico on-line, modalidade regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia.
Acolhimento
O acolhimento será avaliado de acordo com cada caso. Na última semana, 50 pessoas atendidas pelo programa que sofreram diversos tipos de violências, uma delas a doméstica, foram contatadas pelas equipes do Cravi na capital e no interior.
“Estamos preocupados com as vítimas que atendemos, pois elas encontram no CRAVI um local singular de acolhimento e atenção. Especialmente em relação aos casos de violência doméstica, junto com os demais equipamentos de apoio à mulher vítima de violência, monitoramos possíveis demandas ou entraves que possam impedi-las de contatarem nossos serviços”, explicou o coordenador geral do CRAVI, Bruno Fedri.
“O CRAVI promove palestras sobre temáticas relacionadas à violência no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo, e durante a quarentena dará continuidade a essa ação. Os técnicos do programa realizarão as atividades por meio de videoconferências. Planejamos também novas formas de atendimento para garantir amparo às vítimas. Estivemos com elas em momentos difíceis, agora não será diferente”, explicou o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti.
Os técnicos do CRAVI também prestarão orientações às vítimas quanto ao acesso ao benefício emergencial da Caixa Econômica Federal (CEF). Também informarão os canais de contato do programa por meio do telefone (11) 3291-2624 e do e-mail cravi@justica.sp.gov.br. Esses canais também estão disponíveis para receber novos casos.