Uma das características mais perigosas da covid-19 é a evolução do quadro do paciente para a insuficiência respiratória aguda grave. Na UTI (Unidade Terapia Intensiva), o aparato tecnológico adequado, somado à agilidade e capacidade técnica da equipe médica, é o diferencial para salvar vidas.
Em São Caetano do Sul, a Prefeitura, seja com recursos próprios ou com o apoio de parceiros, mantém os respiradores em perfeito estado de funcionamento – outros, novos, foram comprados. Aparelhos que chegaram a dar defeito foram consertados pela Volkswagen, por exemplo.
Assim, há ventiladores mecânicos não apenas para os 40 leitos de UTI exclusivos para covid-19 da rede hospitalar municipal, mas também de backup e de reserva para a ampliação de leitos de UTI, caso seja necessário.
“Os respiradores muitas vezes são o diferencial para salvar vidas. E, aqui em São Caetano, o amplo aparato tecnológico nos traz a certeza da melhor assistência hospitalar possível aos nossos moradores”, destaca o prefeito José Auricchio Júnior.
Nesta terça-feira (28/4), o chefe do Executivo visitou o Complexo Hospitalar Municipal (formado pelos hospitais Márcia Braido, Maria Braido e Euryclides de Jesus Zerbini), onde teve encontro casual com representantes da montadora alemã. A secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, e o diretor do Complexo Hospitalar, Ricardo Carajeleascow, também participaram.