Candidaturas laranjas!

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

30 de Abril

Muita se fala sobre o laranjal do PSL – que elegeu o presidente Bolsonaro e tinha várias candidatas só para inglês ver, visto que algumas nem tiveram votos, só preencheram a legenda que tem a obrigação de ter uma porcentagem de candidatas em cada eleição. Crime praticado pelo partido e o processo ainda não está concluído no TSE e deve punir quem plantou o laranjal na época.

Mas, existe outro tipo de laranja, àquele que se lança candidato majoritário só para pulverizar votos numa eleição. Isso não é crime, mas deveria ser, porque quem faz isso tem a garantia que vai ter benefícios futuros caso seu candidato real, vença as eleições. É muito mais prático ser um secretário e ter garantido um polpudo salário por quatro anos, do que se lançar candidato solitário, e não ter nenhuma perspectiva de ganho e ficar no ostracismo pelo mesmo período.

Entre ser candidato laranja e ser candidato de fato, alguns optam por serem laranjas, isto porque são incapazes de administrar suas próprias carreiras que acreditam que construíram por suas capacidades, o que na verdade são só baseadas em seus sobrenomes e/ou em sua fama de persuasivos e quando muito em vasta experiência em manipulação para ganharem créditos a serem revertidos a seus favores e não a terceiros.

Essa prática não é crime eleitoral, mas deveria, porque quem os manipula está prevaricando e esta prática é crime. Portanto, os candidatos a político bem que poderiam ser mais honestos quando pedem votos a população, e ao menos dar a impressão que realmente estão trabalhando em prol de si mesmo, e não empanturrarem as mídias sociais com seus projetos imaginários e enganosos.

Marcos Bassi no PSDB

O reitor da Universidade de São Caetano do Sul, Marcos Sidnei Bassi, recém filiado ao PSDB de João Doria, colocou seu nome a disposição para ser futuro candidato no município nas próximas eleições municipais ao lado do atual prefeito em sua chapa de vice. Bassi, em recém entrevista, disse que gostaria de colocar sua vasta experiência adquirida na administração da universidade pública em prol do município, visto que ainda José Auricchio não definiu seu vice prefeito nas próximas eleições que devem acontecer em outubro próximo. O nome do reitor e sociólogo, está sendo ventilando como futuro companheiro de Auricchio nas eleições desde o ano passado, e estava protelando uma resposta definitiva ao pedido, que ao que tudo indica é o nome certo agora e deve aceitar a nova empreitada.

População reclama da falta de água

As redes sociais de Mauá estão repletas de cobranças do posicionamento do prefeito Atila Jacomussi, quanto a falta corrente de água em vários bairros da cidade por dias seguidos. Sem o líquido precioso para a população fazer limpeza como fica a higienização das casas que devem ser feitas várias vezes seguidas por causa da pandemia, e não há nenhuma sensibilidade por parte do prefeito que age igual ao presidente Bolsonaro, visitando e fazendo passeios constantes nos bairros, em plena campanha eleitoral. Segundo ele próprio, ele não gosta de gabinetes, gosta de estar no meio da população, mas não enxerga um palmo a frente do nariz, quando se trata de saúde pública e prevenção. Enquanto isso, manda projeto à Câmara pedindo a redução de valores de IPTU a algumas classes privilegiadas. O prefeito tranquilão está mais preocupado em ganhar pontinhos para se eleger do que cuidar da saúde da população.

Testes nos comerciários de SCS

A prefeitura de São Caetano, mais uma vez valeu-se do ineditismo para controlar a pandemia do coronavírus nos limites do município. Desta vez, baixou decreto proibindo a entrada de pessoas em locais onde é permitido a abertura, sem o uso de máscaras, bem como a utilização delas até nas ruas em pequenas caminhadas. Dias atrás, outra medida inédita e que se encerrou na última sexta-feira, foi o teste rápido do coronavírus obrigatório em todos os comerciários e comerciantes do município, a fim de se promover após o dia 10 de maio a abertura gradual do comércio nos bairros. Dentre os comerciantes foram diagnosticados dezenas de casos do covid-19 assintomáticos, os quais foram orientados a permanecer em quarentena por quatorze dias em suas residências, para evitar a propagação do vírus. Medida acertada da administração e deve ser seguida por outras cidades da região e do Estado por ser inédita. O projeto acontece na garagem da prefeitura de São Caetano na avenida Presidente Kennedy e termina nesta sexta-feira dia 01 de maio, Dia do Trabalho.

Deputado Bolsonaro é intimado em processo de herdeiros de Marisa Letícia Lula da Silva

O deputado federal Eduardo Bolsonaro do PSL – SP, foi intimado a apresentar defesa em ação na qual é processado pela família da ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva, esposa do ex-presidente Lula. A constatação tem prazo de 15 dias.

Na ação os herdeiros pedem indenização por danos morais do deputado e da secretaria nacional de Cultura, Regina Duarte e os propagadores de fake news que twitaram a mensagem enganosa do deputado, onde dizia que as aplicações da ex-primeira dama eram de 256 milhões de reais sendo que na verdade eram de 26 mil reais.

De acordo com a representação, os herdeiros estão exigindo reparação por danos morais de cada um dos envolvidos e propagadores das fake news, cerca de 130 mil reais, e já avisaram que não farão acordo com ninguém.

Esta não é a primeira e muito menos a última vez em que um ou mais filhos do presidente se metem em encrenca na justiça, sendo que todos eles estão sendo investigados recentemente, tanto o deputado, o senador e o vereador do Rio de Janeiro.

Frase da Semana

“Debochar do sofrimento da população com suas perdas, não é postura de um presidente, e sim de um covarde transvestido de governante”

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.